05/06/2018 Santo André promove ações de conscientização ambiental no Junho Verde

Mês do Meio Ambiente tem programação que inclui palestras, exposições, caminhada, entre outras atrações

Santo André, 5 de junho de 2018 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), deu início ontem às atividades do Junho Verde, mês em que serão realizadas diversas iniciativas de temática ambiental na cidade. A programação contará com palestras, exposições, feiras e outras atrações.

“O Junho Verde tem como objetivo trazer para o munícipe o olhar que a Prefeitura tem sobre as questões ambientais da cidade e visa estimular no cidadão de Santo André esta preocupação com os temas ligados à temática ambiental”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Murilo Valle.

Junho é considerado o Mês do Meio Ambiente por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura do calendário de atividades em Santo André ocorreu na noite desta segunda-feira, no auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa, com a participação dos biólogos e agricultores Marina Savaresi Bonfim e Victor Dimitrov. Ambos apresentaram palestra sobre alternativas sustentáveis para o consumo de alimentos orgânicos da agricultura familiar.

Nesta terça-feira (5), o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima recebe duas exposições, que ficarão disponíveis das 10h às 15h: uma com fotos do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba e outra chamada “Caminhos dos Resíduos”, desenvolvida pelo Semasa, com fim educativo. Também nesta terça-feira, será lançado na Oliveira Lima o 1º Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André, voltado para amadores, com idade acima dos 14 anos. O lançamento ocorrerá na altura do Largo da Estátua, às 12h.

O Junho Verde contará ainda com festas juninas nos parques. O primeiro Arraiá Verde acontece no dia 9, no Parque Escola, e a segunda edição ocorre no dia 16, no Parque Celso Daniel. Nas duas datas a festa começa às 11h e termina às 18h. Outro destaque da programação são as feiras ambientais, que serão realizadas ao longo do mês. Nos dias 9 e 10 acontecem as feiras veganas em Paranapiacaba, na rua da Estação, s/n. Ainda no dia 10 ocorre a Feira de Bazares, Brechós e Economia Criativa, no Parque Central. No dia 23, o anfiteatro Heleny Guariba recebe seminário sobre economia colaborativa, das 8h30 às 14h.

Caminhada Interparques – No dia 24, a programação do Junho Verde traz a 6ª Caminhada Interparques de Santo André, que sairá do Parque Celso Daniel em direção ao Parque Central. A concentração começa às 8h, na entrada do parque, localizada na avenida Industrial. Equipes da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva de Santo André comandarão o aquecimento no Parque Celso Daniel, e ao final da atividade haverá apresentação da orquestra infantil do Grupo Locomotiva, seguida de uma aula de Zumba. A caminhada é gratuita e aberta a todos os interessados.

A programação completa do Junho Verde está disponível no site https://junhoverde2018.wixsite.com/mesdomeioambiente. Mais informações pelo telefone 4433-9943.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...