Também poderão participar das palestras e oficinas os familiares dos jovens
Santo André, 17 de maio de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou hoje uma nova etapa do projeto “Formar para Ressocializar”, com foco em reciclagem e arte, que visa a formação em educação ambiental de adolescentes em internação nos centros socioeducativos da Fundação CASA em Santo André. As atividades, que contam com parceria da Prefeitura de Santo André, serão norteadas pela temática de consumo consciente, geração de resíduos e reutilização de materiais recicláveis para paisagismo e hortas.
Serão seis encontros na CASA Santo André I e quatro na CASA Santo André II, sendo que os eventos ocorrerão até o fim de junho. Durante o processo de formação, os participantes vão receber orientações sobre a importância da separação, reutilização e destinação correta do lixo. Além dos 120 jovens das CASAs Santo André I e II, as atividades também serão estendidas aos funcionários do espaço e aos familiares dos adolescentes.
O Semasa, por meio da sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental e o do Departamento de Resíduos Sólidos, vai oferecer palestras sobre reutilização de materiais, alimentação saudável, literatura e arte, com a implantação do projeto Livro Vivo, além de oficinas de plantio e horta – com utilização de compostagem – e de jardim suspenso com garrafas plásticas.
Os dois centros socioeducativos serão contemplados com uma composteira cada, cedidas pelo Semasa. A ideia é que, aprendendo o processo de compostagem, que será passado em uma oficina, os participantes possam fazer o seu próprio composto para utilização nas hortas e áreas verdes dos locais.
Ao final, em um trabalho conjunto, os participantes do projeto vão criar um jardim suspenso, confeccionado com o uso de garrafas pet. O espaço, localizado nas áreas externas, será denominado Muro Verde. As mudas para o plantio serão cedidas pelo Dmav (Departamento de Manutenção de Áreas Verdes).
De acordo com o gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, João Aparecido Mendes, “o objetivo é que a partir desta vivência e experiência, todos se sensibilizem e se tornem multiplicadores e defensores na luta pela importância da conservação e preservação do meio ambiente”.
A diretora do CASA Santo André II, Bernadete Castro Fernandes, ressaltou a importância de proporcionar experiências que possam agregar conhecimento e transformar o ambiente em que os adolescentes vão voltar a viver. “Muitos jovens moram em locais que sofrem com falta de estrutura. Por isso é importante essa parceria com o Semasa, que leva educação ambiental a eles e discute a questão do reaproveitamento de materiais e resíduos, fazendo com que, por meio da reciclagem, eles saibam alternativas para gerar fonte de renda. É uma parceria que traz experiências significativas para os jovens”.