24/04/2018 Moeda Verde chega ao Núcleo Capuava

Mobilização junto aos moradores foi feita desde o início do mês

Santo André, 24 de abril de 2018 – O Projeto Moeda Verde, iniciativa inédita da cidade que troca resíduos recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti, está em expansão. Nesta terça-feira (24), famílias do Núcleo Capuava passaram a receber a ação quinzenal, que tem como objetivos sensibilizar os moradores da comunidade para a importância da separação dos resíduos, para práticas de consumo consciente, além de combater a fome e a disposição inadequada de lixo em pontos de descarte irregular próximos ao núcleo.

Os moradores que levaram recicláveis receberam batata doce e mexerica, além de verduras, e foram coletados quase 140 kg de recicláveis. O primeiro da fila para fazer a troca era o aposentado Raimundo José do Nascimento, de 72 anos, que reuniu  quase 20 kg de resíduos recicláveis e levou para casa em troca 4 kg de alimentos.  “Em uma semana eu e minha mulher coletamos isso tudo. Estou bem satisfeito, porque este ponto de descarte aqui é muito antigo e há muito tempo queríamos o fim dele”, afirmou.

A primeira troca do Moeda Verde no Capuava contou com a presença do prefeito Paulo Serra, que explicou que o principal critério para a escolha dos locais de implantação do projeto é a existência de um ponto de descarte irregular na região. “Nosso critério inicial é eliminação dos pontos de descarte irregular mais graves da cidade. No Ciganos [primeiro núcleo a receber o projeto] ficava o pior e agora este aqui no Capuava. O próximo será no Núcleo dos Ciprestes”, disse o prefeito.

O ponto de troca do Moeda Verde no assentamento Capuava fica no espaço que é, atualmente, o pior ponto de descarte irregular de lixo da cidade. Junto à avenida dos Estados, na altura do número 11.300 (próximo à rua Arraial do Cabo), o local recebe ações de limpeza semanais por parte do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). De janeiro a março, foram gastos cerca de R$ 200 mil para efetuar os serviços de remoção de 1.131 toneladas de lixo do espaço. A ação do Moeda Verde no local acontecerá a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, a partir das 14h. Com o projeto, a expectativa da autarquia é, além de eliminar o ponto viciado, promover a revitalização da área.

Outros pontos – Além do ponto na avenida dos Estados, próximo ao Núcleo Capuava há outros três locais que sofrem com o despejo ilegal de lixo, que devem se beneficiar com o Moeda Verde. Um fica na rua Malaia, o segundo na rua Gasconha e o terceiro na travessa Gasconha. Nestes três locais já foram gastos mais de R$ 140 mil, desde o início do ano, para que fossem removidas cerca de 800 toneladas de lixo.

A ideia é que a própria comunidade se conscientize sobre a importância de manter os locais limpos, destinando corretamente os resíduos. Inicialmente, a previsão é ter a adesão do projeto de cerca de 100 famílias do núcleo. “O estímulo para as pessoas criarem esta consciência ambiental é poder levar o alimento para casa. Lixo virar alimento é só na cidade de Santo André”, afirmou o prefeito.

Iniciativa de sucesso – O Moeda Verde, realizado Semasa, em parceria com o Núcleo de Inovação Social, foi implantado de forma piloto em novembro do ano passado no Núcleo dos Ciganos, em Utinga, e se tornou um grande sucesso. A cada 5 kg de resíduos recicláveis, a família recebe 1 kg de alimento do tipo hortifrúti, como frutas, verduras e legumes. Desde então, cerca de 2.150 kg de resíduos foram coletados e entregues pelos moradores da comunidade, numa média de 200 kg de recicláveis recolhidos por dia de troca. Nesta quinta-feira (26), o projeto será lançado no Núcleo dos Ciprestes.

A ação é realizada sob coordenação do Semasa em parceria com Banco de Alimentos do Núcleo de Inovação Social da Prefeitura, Secretaria da Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Craisa, Agricultores Urbanos da Avenida das Nações e Capuava, Nupe (Núcleo de Projetos Especiais) de Santo André e Instituto Triângulo.

Veja a galeria de fotos do lançamento do projeto no Núcleo Capuava.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...

Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

22/05/2024: Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

Evento do Semasa visa estimular a criatividade e contato das crianças com a natureza Santo André, 22 de maio de 2024 – A equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove no próximo domingo (26) uma agenda cheia de atividades e brincadeiras em celebração à Semana Mundial do Brincar. O evento ocorrerá no Parque do Pedroso, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e terá contação...