11/04/2018 Moeda Verde vira inspiração para cidade do interior de São Paulo

Comitiva de Amparo veio conhecer de perto a iniciativa do Semasa

Santo André, 11 de abril de 2018 – Depois de ter sido destaque em reportagens de vários veículos de comunicação, inclusive nas TVs Globo e Brasil, o projeto Moeda Verde atraiu olhares para ser modelo de trabalho a ser criado em Amparo, cidade do interior de São Paulo com cerca de 70 mil habitantes. 

Por isso, uma comitiva formada pelo secretário de assistência social da cidade, Edilson José Camillo; pelo diretor de assistência social, Tiago Groppo; e pelo diretor administrativo do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) de Amparo, Hilário Piffer Júnior, conheceu o projeto entre o fim de março e início de abril.

“A gente achou fantástica a ideia, que é um exemplo de cidadania a seguir. Já estamos divulgando e ainda este ano vamos criar um projeto semelhante, em área que esteja sofrendo com descarte irregular”, afirma o diretor administrativo do SAAE, Hilário Piffer Júnior, que fez questão de convidar o Semasa quando for implementado no município o projeto de troca de reciclável por alimento.

No dia 20/3, o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ricardo Kondratovich, o diretor de resíduos sólidos, Elidio Moreira e a coordenadora do Moeda Verde, Naraisa Moura, apresentaram o projeto ao grupo. Já em 4/4, eles tiveram a oportunidade de ver de perto a iniciativa no Núcleo dos Ciganos e ainda conhecer a Estação de Coleta Utinga.

O Moeda Verde consiste na troca de cinco quilos de resíduos recicláveis por um quilo de alimentos do tipo hortifrúti (frutas, verduras e legumes). A população leva os materiais até o ponto de troca a cada 15 dias. Na comunidade dos Ciganos, até o momento, já foram coletadas quase 1.800 toneladas de recicláveis.

Com a implantação da ação no Núcleo dos Ciganos, a partir de novembro do ano passado, e a abertura do ecoponto, o Semasa conseguiu eliminar aquele que era o pior ponto de descarte irregular de lixo da cidade, localizado junto à rua Júlio Pignatari.

O projeto é realizado sob coordenação do Semasa em parceria com Banco de Alimentos da Prefeitura, Secretaria de Inovação Social, Fundo de Solidariedade, Secretaria da Saúde, Craisa, Agricultores Urbanos do Marajoara, Nupe (Núcleo de Projetos Especiais) de Santo André e Instituto Triângulo. Ainda em abril, o Moeda Verde será ampliado para os núcleos Capuava e dos Ciprestes.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...