11/04/2018 Moeda Verde vira inspiração para cidade do interior de São Paulo

Comitiva de Amparo veio conhecer de perto a iniciativa do Semasa

Santo André, 11 de abril de 2018 – Depois de ter sido destaque em reportagens de vários veículos de comunicação, inclusive nas TVs Globo e Brasil, o projeto Moeda Verde atraiu olhares para ser modelo de trabalho a ser criado em Amparo, cidade do interior de São Paulo com cerca de 70 mil habitantes. 

Por isso, uma comitiva formada pelo secretário de assistência social da cidade, Edilson José Camillo; pelo diretor de assistência social, Tiago Groppo; e pelo diretor administrativo do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) de Amparo, Hilário Piffer Júnior, conheceu o projeto entre o fim de março e início de abril.

“A gente achou fantástica a ideia, que é um exemplo de cidadania a seguir. Já estamos divulgando e ainda este ano vamos criar um projeto semelhante, em área que esteja sofrendo com descarte irregular”, afirma o diretor administrativo do SAAE, Hilário Piffer Júnior, que fez questão de convidar o Semasa quando for implementado no município o projeto de troca de reciclável por alimento.

No dia 20/3, o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ricardo Kondratovich, o diretor de resíduos sólidos, Elidio Moreira e a coordenadora do Moeda Verde, Naraisa Moura, apresentaram o projeto ao grupo. Já em 4/4, eles tiveram a oportunidade de ver de perto a iniciativa no Núcleo dos Ciganos e ainda conhecer a Estação de Coleta Utinga.

O Moeda Verde consiste na troca de cinco quilos de resíduos recicláveis por um quilo de alimentos do tipo hortifrúti (frutas, verduras e legumes). A população leva os materiais até o ponto de troca a cada 15 dias. Na comunidade dos Ciganos, até o momento, já foram coletadas quase 1.800 toneladas de recicláveis.

Com a implantação da ação no Núcleo dos Ciganos, a partir de novembro do ano passado, e a abertura do ecoponto, o Semasa conseguiu eliminar aquele que era o pior ponto de descarte irregular de lixo da cidade, localizado junto à rua Júlio Pignatari.

O projeto é realizado sob coordenação do Semasa em parceria com Banco de Alimentos da Prefeitura, Secretaria de Inovação Social, Fundo de Solidariedade, Secretaria da Saúde, Craisa, Agricultores Urbanos do Marajoara, Nupe (Núcleo de Projetos Especiais) de Santo André e Instituto Triângulo. Ainda em abril, o Moeda Verde será ampliado para os núcleos Capuava e dos Ciprestes.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

21/09/2023: Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas,...

Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

06/09/2023: Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e...

Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

04/09/2023: Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior...

Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

25/08/2023: Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...