16/03/2018 Palestra abre comemorações do Dia Mundial da Água

Evento acontece no auditório do Consórcio Intermunicipal ABC

Santo André, 16 de março de 2018 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, e em parceria com o Consórcio Intermunicipal ABC e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André, promove no próximo dia 21/3 palestra com o tema ‘Plano de Segurança da Água’. A atividade é gratuita e abre as comemorações do Dia Mundial da Água na cidade.

 A apresentação tem como objetivo sanar dúvidas sobre o Plano de Segurança da Água, além de demostrar ferramentas, metodologias e aspectos legais para se implementar o Plano, de acordo como o determinado pelo Ministério da Saúde. A ferramenta visa garantir a segurança e qualidade do líquido que chega aos consumidores, protegendo a saúde da população.

Segundo o Ministério, tal plano é um importante instrumento para identificação de possíveis deficiências no sistema de abastecimento de água, organizando e estruturando o sistema para minimizar a chance de incidentes. As diretrizes devem ainda estabelecer planos de contingência para responder a falhas no sistema ou eventos imprevistos, que podem ter um impacto na qualidade da água, como as severas secas, fortes chuvas ou inundações.

A palestra contará com a presença do Prof. Dr. Pedro Mancuso que é docente da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Diretor Administrativo do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública, Coordenador do Centro de Referência em Segurança da Água da FSP/USP e Diretor do Departamento de Infra Estrutura da FIESP; e de Roseane de Souza, engenheira sanitarista e ambiental, com experiência na área de saúde coletiva e ambiental, atuando principalmente em temas como vigilância da qualidade da água, resíduos de serviços de saúde, vigilância de populações expostas à áreas contaminadas, segurança da água para consumo humano entre outros. Roseane também é também diretora da ABES-SP e integrante do Centro de Referência em Segurança da Água.

Exposição na Oliveira Lima – Já no dia 22/3, data oficial do Dia Mundial da Água, o calçadão da Oliveira Lima – no centro da cidade – vira palco para receber a exposição “A trajetória da Água em Santo André”. Uma iniciativa da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, a mostra reúne fotos que trazem o contexto histórico do recurso natural no município desde os anos 1900 até a década atual.

Os interessados poderão conhecer sobre as mudanças e adaptações no abastecimento de água por causa do aumento populacional e da instalação de indústrias, além de decretos municipais e de obras, como a construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará, para melhorar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água na cidade.

Como parte do evento, o Semasa ainda vai levar hidrômetros fabricados em diferentes anos para mostrar a evolução e modernização dos aparelhos. A exposição ficará durante todo o dia 22 na Oliveira Lima e depois seguirá para o Parque Celso Daniel, onde fica até dia 25.

Dia Mundial da Água

 Palestra ‘Plano de Segurança da Água’

Data: 21/3

Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal ABC

Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 5

Horário: das 9h às 12h

Público-alvo: Livre

Gratuito

Exposição ‘A Trajetória da Água em Santo André’

Datas: 22/3 – no calçadão da Oliveira Lima – até às 16h

            23/3, das 10h às 15h; e dias 24 e 25/3, das 10h às 16h, no Parque Celso Daniel

Público-alvo: Livre

Gratuito

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...