15/03/2018 Santo André registra queda de 84% nas reclamações de falta de água em um ano

 

Operação Caça-Vazamentos, instalação de VPRs e troca de hidrômetros foram decisivas para melhorar atendimento ao usuário

Santo André, 15 de março de 2018 – No mês em que se celebra o Dia da Água, os moradores de Santo André podem comemorar a melhoria no fornecimento de água para a população. Prova disso é a queda frequente no número de reclamações por falhas no abastecimento desde o ano passado. Ações adotadas pela Prefeitura, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), para combater a falta de água em 2017 resultaram numa queda de 84% no número de reclamações por falhas no abastecimento da cidade nos últimos 12 meses.

Em fevereiro de 2017 foram registradas 5.645 reclamações, em média 201 por dia. Já no mesmo mês de 2018 foram 900 queixas, ou seja, média de 32 por dia. Na comparação de 2017 com 2016, a redução média de reclamações foi de 53%. Enquanto em 2016 foram registradas 54.315 reclamações, no ano passado foram 25.494.

“As medidas que adotamos ao longo de 2017 para regularizar o abastecimento em Santo André surtiram efeito e serão reforçadas neste ano, para reduzir ainda mais o número de reclamações”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Entre as ações que contribuíram para a queda nas reclamações estão o mutirão Operação Caça-Vazamentos, uma força-tarefa de funcionários do Semasa para agilizar os reparos nas redes; a instalação de válvulas redutoras de pressão; e a troca de hidrômetros com mais de 5 anos de uso, além do constante trabalho de educação ambiental realizado pelo Semasa.

Mais pressão – No início de 2017, a retomada do diálogo com a Sabesp resultou no aumento da vazão de água para Santo André. A medida, porém, ao mesmo tempo em que melhorou a oferta do recurso para a população, teve como efeito uma maior pressão nas redes que, por estarem com a manutenção precária, apresentaram mais vazamentos.

Com a Operação Caça-Vazamentos, porém, os reparos passaram a ser feitos com mais agilidade. Com funcionários da manutenção por mais tempo nas ruas também foi possível executar um número maior de consertos. No total, foram realizados 15.375 reparos em 2017, uma média de 42/dia.

Outra ação importante foi a instalação de 3 VRPs (válvulas redutoras de pressão) em pontos da cidade onde a rede sofria mais com o aumento da vazão. Instalados no Jardim Stella, Vila Pires e Bom Pastor, os equipamentos adequam as pressões da água e beneficiam tanto as redes públicas quanto as instalações internas dos imóveis dos usuários.

O Semasa ainda investiu em 2017 na substituição de hidrômetros com mais de cinco anos de uso, medida que atende as normas técnicas e legais ao garantir  uma medição mais precisa do consumo dos imóveis. Foram quase 30 mil equipamentos trocados em toda a cidade, 190% a mais do que em 2016.

Transparência na informação – Além da criação do aplicativo Semasa Mobile, para celulares e tablets, outra novidade implantada em 2017 foi o “Boletim da Manutenção”. Postado diariamente nos canais virtuais do Semasa (site, Facebook e APP), o boletim mostra as intervenções realizadas pela autarquia que ocasionaram a necessidade de fechamento do abastecimento de água.

O objetivo é oferecer um canal de informação mais ágil para os usuários que vivem no entorno dos locais onde há uma manutenção e alertá-los sobre a possibilidade de interrupção no abastecimento de água em função do serviço. O boletim traz a relação de ruas que apresentaram necessidade de fechamento da água no dia vigente, sempre até às 13h, e do dia imediatamente anterior (no período das 24 horas anteriores). A relação indica também o horário em que a água foi fechada e a sua reabertura.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...