15/01/2018 Área de lazer com churrasqueiras do Parque do Pedroso é totalmente revitalizada

Prefeito Paulo Serra entregou melhorias neste domingo
Santo André, 14 de janeiro de 2018 – O prefeito Paulo Serra entregou neste domingo (14) mais uma benfeitoria no Parque Natural Municipal do Pedroso. No total, foram liberadas para o uso do público frequentador da área verde 47 churrasqueiras e 15 bancos totalmente recuperados, além de 6 quiosques, mesas e lixeiras, que também foram reformados.
“Há um ano nós viemos aqui inaugurar uma ponte, porque até então as pessoas tinham que dar uma volta [para entrar no parque]. Mas a população também cobrava muito essa parte com os equipamentos de lazer. Esse parque é um lugar importante e simbólico para o andreense. Quem é de Santo André se lembra do pedalinho e do teleférico aqui. Claro que retomar o teleférico, pelos custos, é totalmente inviável nos dias de hoje, mas pouco a pouco a gente vai resgatando o que é possível. Então, hoje, aqui no Pedroso, um ano depois, já temos mais melhorias do que foram feitas nos cinco anos anteriores”, afirmou o prefeito. “As famílias aqui da região podem usufruir agora de um espaço de convivência, de prática esportiva e lazer ao final de semana de qualidade”.
As áreas de convivência do Parque do Pedroso estavam sem manutenção adequada há anos, com várias churrasqueiras sem condições de uso, mesas e cadeiras quebradas e quiosques precários. “Eu sempre frequentei o parque, mas as churrasqueiras não dava para usar. Estavam precárias mesmo. Agora está ótimo, mas o povo também precisa ajudar a cuidar”, afirmou Rogério Galdino, que frequenta o Pedroso há mais de 10 anos e na manhã deste domingo já estava cedo no local com toda a família para aproveitar o dia. A sogra dele, Silvia Maria Fernandes, que mora em Caruaru (PE), também se surpreendeu com as reformas. “Eu vim aqui há alguns anos e hoje nem reconheci o lugar – está bem diferente e muito melhor”, disse.
As obras no Parque do Pedroso foram realizadas com recursos provenientes de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado com a mediação do Ministério Público, a partir da necessidade de uma compensação ambiental devida ao município por uma empresa privada.
Ou seja, todo trabalho foi feito sem custos para a Prefeitura ou o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que, além de intermediar o TAC, também realizou as obras, em parceria com a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.
No início de 2017, parte dos recursos provenientes do TAC já havia sido utilizada para a reconstrução da passarela da entrada do Parque do Pedroso. No total, as intervenções nas áreas de lazer custaram R$ 143 mil e a construção da passarela R$ 505 mil.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...