21/12/2017 Utinga ganha nova estação de coleta e Santo André encerra 2017 com 20 ecopontos

Unidade fica ao lado do pior ponto de descarte irregular que existia na cidade

Santo André, 21 de dezembro de 2017 – Santo André encerra 2017 com 20 estações de coleta em operação. Hoje, foi inaugurada a EC Utinga, na rua Beckman com a avenida da Paz, ao lado do terminal de ônibus e a 50m de onde ficava o pior ponto de descarte irregular da cidade. O equipamento também faz parte de ação ampla de requalificação da região onde fica o Núcleo dos Ciganos, comunidade que está sendo beneficiada com o projeto Moeda Verde, de troca de recicláveis por alimentos hortifrúti.

“Esse equipamento é essencial para a população do entorno, pois traz um benefício ambiental enorme para o espaço que permite minimizar os problemas de descartes irregulares de resíduos que o bairro sofre”, afirmou o vice-prefeito Luiz Zacarias durante a inauguração.

A EC Utinga foi implantada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em um terreno da Prefeitura, que estava ocupado irregularmente há cerca de 40 anos. O local foi desocupado, abrindo espaço para a estação, que foi equipada para receber principalmente materiais volumosos e resíduos da construção civil.

O equipamento é opção ao descarte irregular que existia na rua Júlio Pignatari, de onde o Semasa retirou até novembro 1.056 toneladas de resíduos, ao custo de quase R$ 300 mil para o município.  O Semasa também espera que a implantação da EC Utinga combata o ponto de descarte irregular existente na avenida dos Estados, nas proximidades da rua Telavive, de onde este ano foram removidos 921 toneladas de resíduos, ao custo de R$ 162 mil.

Além da EC Utinga e da implantação do projeto Moeda Verde no Núcleo dos Ciganos, a área que fica embaixo do viaduto da avenida da Paz também será requalificada pela Prefeitura. O antigo ponto de descarte na rua Júlio Pignatari já foi transformado em área de estacionamento.

A nova estação vai operar de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h. A meta de Santo André até o final de 2020 é ter 26 estações de coleta, o que também atende ao Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC. Além disso, a cidade já foi qualificada no programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades, para a implantação de outras 20 estações no município também até 2020. “Esse é um projeto audacioso de crescimento das estações de coleta, que cobrirá toda a cidade e será um marco na ampliação dos indicadores de reciclagem de materiais e destinação correta de resíduos especiais”, revela Ajan Marques de Oliveira, superintendente do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...