21/12/2017 Utinga ganha nova estação de coleta e Santo André encerra 2017 com 20 ecopontos

Unidade fica ao lado do pior ponto de descarte irregular que existia na cidade

Santo André, 21 de dezembro de 2017 – Santo André encerra 2017 com 20 estações de coleta em operação. Hoje, foi inaugurada a EC Utinga, na rua Beckman com a avenida da Paz, ao lado do terminal de ônibus e a 50m de onde ficava o pior ponto de descarte irregular da cidade. O equipamento também faz parte de ação ampla de requalificação da região onde fica o Núcleo dos Ciganos, comunidade que está sendo beneficiada com o projeto Moeda Verde, de troca de recicláveis por alimentos hortifrúti.

“Esse equipamento é essencial para a população do entorno, pois traz um benefício ambiental enorme para o espaço que permite minimizar os problemas de descartes irregulares de resíduos que o bairro sofre”, afirmou o vice-prefeito Luiz Zacarias durante a inauguração.

A EC Utinga foi implantada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em um terreno da Prefeitura, que estava ocupado irregularmente há cerca de 40 anos. O local foi desocupado, abrindo espaço para a estação, que foi equipada para receber principalmente materiais volumosos e resíduos da construção civil.

O equipamento é opção ao descarte irregular que existia na rua Júlio Pignatari, de onde o Semasa retirou até novembro 1.056 toneladas de resíduos, ao custo de quase R$ 300 mil para o município.  O Semasa também espera que a implantação da EC Utinga combata o ponto de descarte irregular existente na avenida dos Estados, nas proximidades da rua Telavive, de onde este ano foram removidos 921 toneladas de resíduos, ao custo de R$ 162 mil.

Além da EC Utinga e da implantação do projeto Moeda Verde no Núcleo dos Ciganos, a área que fica embaixo do viaduto da avenida da Paz também será requalificada pela Prefeitura. O antigo ponto de descarte na rua Júlio Pignatari já foi transformado em área de estacionamento.

A nova estação vai operar de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h. A meta de Santo André até o final de 2020 é ter 26 estações de coleta, o que também atende ao Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC. Além disso, a cidade já foi qualificada no programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades, para a implantação de outras 20 estações no município também até 2020. “Esse é um projeto audacioso de crescimento das estações de coleta, que cobrirá toda a cidade e será um marco na ampliação dos indicadores de reciclagem de materiais e destinação correta de resíduos especiais”, revela Ajan Marques de Oliveira, superintendente do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...