12/12/2017 Semasa dá início à digitalização de acervo com mais de 27 mil fotos

Os registros, feitos desde 1969, também serão disponibilizados para consulta on-line

Santo André, 12 de dezembro de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou uma ação inédita de digitalização do seu acervo com mais de 27 mil fotos para disponibilizar na internet no ano que vem.

A iniciativa tem como objetivo manter viva essas quase cinco décadas em que a autarquia se dedica a prestar serviços de água, esgoto, resíduos sólidos, gestão ambiental e drenagem à população de Santo André. Além disso, o trabalho visa facilitar o acesso dos interessados para conhecer, pesquisar e também abordar os momentos da história do desenvolvimento do município.

Ao longo desses anos, o Semasa foi responsável por idealizar e executar obras ambientais e de saneamento que foram fundamentais para a infraestrutura da cidade, como a construção de adutoras para a captação de água, a urbanização dos bairros e comunidades, instalação de redes de água e esgoto, plantio de espaços verdes, canalização dos córregos, dentre outros. Esses e outros momentos constam no acervo.

Etapas de digitalização – O processo de digitalização está sendo realizado em três fases. A primeira consiste em escanear e armazenar as fotos em DVDs. A segunda envolve a catalogação, em que é feito o trabalho de descrição e separação das fotos por ano e tema.

A última etapa refere-se à disponibilização do acervo na internet para consulta por meio da plataforma Sophia, software de administração de bibliotecas que é utilizado pelo Semasa. A expectativa é disponibilizar as fotos do acervo até o fim do primeiro semestre de 2018.

A partir de 2008, as imagens que compõem o acervo da autarquia já constam em CDs e DVDs, no entanto esses registros também passarão pelo processo de catalogação. Até o momento, já foram digitalizadas 7.500 imagens.

Exposição de fotos – Como resultado dessa ação, o Semasa conseguiu celebrar o aniversário de 48 anos, comemorado em 13 de novembro, com uma exposição de fotos, tiradas do acervo. A mostra reúne 48 momentos que fizeram parte da história da autarquia e da cidade, como obras do Programa de Saneamento em Favelas, em 1990; construção do Piscinão Vila América, em 1997; e também a entrega da nova ponte da av. dos Estados, realizada neste ano.

A mostra está disponível no corredor da entrada do Prédio Sede (Avenida José Caballero, 149, Centro de Santo André), e é aberta ao público.

1995 – A convite do Semasa, Turma da Mônica faz show em Santo André e participa de concurso para a escolha do mascote da autarquia

1985 – Na avenida Itamarati, funcionários implantam anel de reforço para o abastecimento de água na cidade

1990 – Tubos de ferro fundido para novas redes de água e esgoto chegam para o Parque Miami e Riviera

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...