04/12/2017 Santo André adota novo padrão para ligação de água nos imóveis da cidade

Novo equipamento proporciona mais segurança contra violações e vazamentos do conjunto cavalete/hidrômetro

Santo André, 4 de dezembro de 2017 – Buscando sempre melhorar os serviços oferecidos aos usuários, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passa a adotar um novo padrão para as novas ligações de água do município. Agora o conjunto do cavalete e hidrômetro ficará abrigado dentro de uma caixa plástica de policarbonato, que será lacrada – a UMA (Unidade de Medição de Água).

A Caixa UMA foi adotada pela autarquia com o objetivo de proteger o hidrômetro de danos provenientes de intempéries, da própria ação do tempo, que poderia ocasionar vazamentos, e também de violações e depredações. A implantação da UMA também facilita o trabalho do leiturista, já que não há mais necessidade do agente adentrar o imóvel do usuário.

“Com a Caixa UMA, aumentamos a segurança para o munícipe, evitando que qualquer pessoa em nome do Semasa entre na residência. Outra vantagem é o aumento da vida útil do cavalete e do hidrômetro, porque a Caixa evita a  manipulação destes equipamentos por pessoas desinformadas”, disse o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

O vice-prefeito Luiz Zacarias destacou a importância da Caixa UMA para uma leitura segura do consumo de água. “O leiturista não precisará pedir para entrar na casa. Hoje, muitas vezes, ele tem de tocar a campainha e esperar o morador abrir o portão. Às vezes não tem ninguém em casa e ele precisa voltar depois para fazer a leitura. Com a Caixa, também haverá mais a agilidade neste trabalho de leitura do consumo de água”, acrescentou.

Neste primeiro momento, o novo padrão será adotado apenas para as novas ligações de água de ¾”, individuais, que forem solicitadas nos Postos de Atendimento do Semasa, mesmo local onde o usuário fará a retirada da UMA. O seu valor poderá ser parcelado na conta de saneamento, como já ocorre atualmente com o conjunto de cavalete e hidrômetro, em até 6 vezes.

Todo o processo de instalação da caixa por parte do usuário consta de folheto explicativo que será entregue aos interessados durante o atendimento presencial e ficará disponível também no site do Semasa.

Este tipo de modelo para ligação de água já é amplamente usado por outras companhias de saneamento no Estado, como a própria Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), em São Caetano do Sul, e a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), em Campinas.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...