22/11/2017 Projeto do Semasa vai trocar recicláveis por alimentos em comunidades carentes

Moeda Verde foi lançado hoje, no núcleo Ciganos, em Utinga, em parceria com o Núcleo de Inovação Social; a cada 5kg de recicláveis entregues, morador recebe 1kg de hortifrúti 

Santo André, 22 de novembro de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André, por meio do Núcleo de Inovação Social, lançaram hoje o projeto Moeda Verde. A ação tem como objetivo sensibilizar os moradores da cidade, especialmente os que vivem em comunidades carentes, para a importância da separação dos resíduos úmidos e secos e do consumo consciente. 

A ideia é estimular as famílias a trocarem resíduos recicláveis por alimentos. A cada 5kg de recicláveis entregues, o morador receberá um 1kg de hortifrúti – frutas, legumes e verduras.

Hoje, o primeiro piloto do projeto foi implantado no núcleo Ciganos, em Utinga. “Pensamos em um processo transversal. Ele parte do resíduo, mas abrange também a segurança alimentar e a alimentação saudável”, explicou o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, José Elídio Rosa Moreira, lembrando que a reciclagem ainda tem por objetivo reduzir o volume de resíduos que segue para o Aterro Sanitário de Santo André.

“É um programa que visa aproximar o munícipe do problema da geração de resíduos, dando a ele uma motivação maior para fazer a reciclagem”, afirmou o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira.

A cada 15 dias, uma agência móvel visitará o núcleo Ciganos para fazer a troca dos resíduos pelos alimentos frescos, que são adquiridos junto ao Banco de Alimentos e à Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). O local foi escolhido para dar início ao Moeda Verde porque tem como vizinho o maior ponto de descarte irregular de resíduos da cidade. Com a iniciativa do Semasa, o ponto será revitalizado pela Prefeitura para impedir novos descartes irregulares. Além disso, também será implantada na região uma Estação de Coleta de recicláveis.

“É um importante passo para a ampliação da conscientização ambiental e também no cuidado com a cidade, trazendo também verdadeiro incentivo ao munícipe no reconhecimento de sua participação quanto ao correto descarte dos resíduos”, avaliou a primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra.

Na comunidade, mais de 70 famílias já foram cadastradas e também receberam informações sobre a importância da reciclagem para o ambiente em que vivem. “Eu jogava meus recicláveis junto com o resto do lixo, tudo misturado. Agora sei que não é o certo. Hoje troquei tudo por laranja, verdura e sabão. Economizei pelo menos uns R$ 15”, afirmou a dona de casa Maria de Fátima Martins, moradora do núcleo há 10 anos.

Para realizar o Moeda Verde, o Semasa foi buscar a parceria de várias instituições, como o Núcleo de Inovação Social, o Banco de Alimentos, o Fundo Social de Solidariedade, a Craisa e o Instituto Triângulo, entre outros.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...