10/11/2017 Tribunal de Contas de MG visita Semasa para buscar exemplo de gestão bem sucedida

Analistas do TC mineiro querem reproduzir eficiência dos serviços de coleta de Santo André em Belo Horizonte

Santo André, 10 de novembro de 2017 – Analistas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) visitaram esta semana o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para conhecer a gestão de resíduos sólidos realizada pela autarquia, reconhecida pela sua eficiência em todo país.

As representantes do TCEMG colheram diversas informações sobre os processos de trabalho do Departamento de Resíduos Sólidos (DRS) do Semasa com o objetivo de elaborar recomendações que possam melhorar os serviços de coleta de resíduos em Belo Horizonte, capital mineira.

“Santo André é apontada no país como referência na área. E queremos identificar o que há de melhor na gestão aqui para sugerir a implantação em Belo Horizonte, em especial na coleta seletiva”, explicou Valéria Cristina Gonzaga, analista de controle externo do TCEMG.

Em Santo André, o caminhão de coleta de recicláveis passa semanalmente em todas as vias cidade. No Centro a coleta é diária. Já em Belo Horizonte a coleta seletiva atinge apenas parte do município.

“Aqui estamos em um processo contínuo de aprimoramento da coleta seletiva, porque ela ainda não está no patamar que desejamos”, disse o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

O grupo recebeu informações técnicas e também visitou o Aterro Sanitário, a Central de Resíduos Recicláveis e uma Estação de Coleta. O diretor de Resíduos Sólidos, José Elídio Moreira, ainda apresentou às analistas os planos do Semasa para aprimorar o serviço, como o combate aos pontos de descarte irregular, a ampliação da compostagem e do número de Estações de Coleta.

“Até 2020, vamos aumentar de 18 para 26 o número de Estações. Nosso principal objetivo sempre é reduzir ao máximo o volume de resíduos depositados no Aterro Sanitário”, explicou o diretor.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...