24/10/2017 Santo André ganhará mais duas Estações de Coleta do Semasa até o final do ano

Equipamentos de uso gratuito da população são ferramentas para combater o descarte irregular de resíduos na cidade

Santo André, 24 de outubro de 2017 – Até o fim do ano, Santo André passará a contar com 20 Estações de Coleta. A ampliação do serviço é uma das metas da atual administração do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Os dois novos ecopontos serão instalados em Utinga (rua Beckman X Av. da Paz), próximo ao Núcleo dos Ciganos, e a outro será na avenida Loreto (altura do número 70, ao lado da Creche Municipal Francisca Zuk), no Jardim Santo André.

As duas estações entrarão em funcionamento até o final de 2017 e vão atender a população de segunda a sábado, das 8h às 16h. Os locais foram escolhidos justamente por estarem próximos a dois dos principais pontos de descarte irregular do município. Um deles, o da rua Júlio Pignatari, em Utinga, é atualmente o local da cidade que mais sofre com a disposição ilegal de resíduos.

Para se ter uma ideia, só neste ano, nestes dois locais as equipes do Semasa já realizaram 480 viagens para remover mais de 1.440 toneladas de lixo. Para realizar o monitoramento e a limpeza periódica destes pontos, já foram gastos aproximadamente R$ 254 mil.

A estratégia do Semasa é transformar os cerca R$ 600 mil reais gastos mensalmente para fazer a limpeza dos 65 pontos monitorados na cidade, que sofrem com o descarte clandestino e ilegal de resíduos, em melhorias efetivas para a população. A proposta é trazer mais qualidade de vida, valorização dos bairros e redução dos riscos à saúde devido ao aparecimento de vetores, como ratos e insetos.

As duas novas Estações de Coleta, que também serão de uso gratuito, estarão aptas a receber resíduos recicláveis, móveis velhos, lâmpadas, pilhas, baterias, óleo de cozinha, aparelhos eletroeletrônicos, madeira, resíduos de pequenas construções e podas de árvores. Até 2020 a meta é chegar a 26 estações de coleta na cidade, potencializando a área de cobertura com esses equipamentos.

Atualmente, a autarquia mantêm em funcionamento 18 estações espalhadas pelo município. Dessas, 11 funcionam em horário estendido, até às 19h, inclusive nos finais de semana e feriados.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...