20/10/2017 Estação de Coleta Carnaúba ganha área verde para combater descarte de resíduos

Ação ocorria no entorno do ecoponto, após o fim do expediente

Santo André, 20 de outubro de 2017 – A área próxima à entrada da Estação de Coleta Carnaúba, na Vila Guiomar, foi transformada em um espaço verde, com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. O trabalho foi realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Departamento de Manutenção de Áreas Verdes da Prefeitura de Santo André, para combater o descarte irregular de resíduos que era feito no local.

Após o fim do expediente da Estação de Coleta Carnaúba, constantemente eram despejados resíduos volumosos e de construção e demolição no entorno do ecoponto. O descarte acontecia mesmo com a presença da placa do Semasa, que faz o alerta de que jogar lixo e entulho é crime. A infração está sujeita à multa e apreensão do veículo.

Desde a criação da área verde, que aconteceu na segunda quinzena de outubro, a autarquia não registrou mais casos de descarte irregular no local. Intervenção semelhante deve ser realizada do outro lado do ecoponto onde há disposição inadequada de resíduos úmidos para a coleta.

A implantação de espaços verdes também foi fundamental para inibir o mesmo problema no entorno das Estações de Coleta Palmeiras, Grajaú e Sorocaba, onde foram instaladas jardineiras.

Horário de atendimento – Desde abril deste ano, o Semasa ampliou o atendimento da Estação de Coleta Carnaúba e de outras quatro para garantir mais comodidade aos moradores de Santo André e estimular o descarte correto de resíduos. Os ecopontos, que funcionavam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h, passaram a abrir aos feriados. Apenas aos domingos permanecem fechados.

O Semasa possui ainda outras estações de coleta que atendem até às 19h e também aos domingos. Os horários de funcionamentos dos ecopontos podem ser consultado no site da autarquia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...