11/10/2017 Semasa registra queda no número de veículos reprovados por emissão de fumaça preta

Ações da autarquia visam tornar a qualidade do ar mais adequada em toda a cidade

As operações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para prevenir e combater a emissão de fumaça preta mostram que houve pequena queda no número de veículos reprovados entre janeiro e setembro de 2017 na comparação com o mesmo período de 2016. 

As blitz para fiscalização, que acontecem semanalmente nas vias públicas de Santo André revelam que, até setembro deste ano, 168 veículos foram parados pelos agentes ambientais do Semasa. Desse total, apenas 34 estavam inadequados, ou seja, 20%. No mesmo período de 2016, a autarquia inspecionou 167 transportes, na qual 39 estavam em desacordo e foram autuados, o que equivale a 23%.

Quando a emissão de fumaça preta de caminhões, ônibus e outros veículos movidos a diesel está acima do padrão regular, é emitido um Auto de Infração de Trânsito no valor de R$ 195,23 e o proprietário do veículo recebe 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Operação Inverno – Já a Operação Inverno do Semasa, que tem como objetivo fiscalizar veículos a diesel de empresas de ônibus da frota pública municipal, da Prefeitura de Santo André e da autarquia, realizou, entre julho e setembro, 744 inspeções, sendo que 624 veículos foram aprovados, o que  equivale a  84%. Em 2016, quando o que a autarquia vistoriou 650 viaturas, 84% também foram classificados como regulares.

Os veículos aprovados na Operação Inverno ganham o selo do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) da autarquia. Já os motoristas dos veículos reprovados recebem orientação para levá-los para a manutenção.

As inspeções são feitas com um  equipamento conhecido como  opacímetro, que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no exato momento.

Muito estudos já comprovam os efeitos danosos dos poluentes atmosféricos  à saúde humana. Os poluentes, mesmo quando se encontram abaixo dos níveis determinados por lei, são capazes de provocar efeitos na saúde das pessoas. Sendo assim, as ações promovidas pelo Semasa em relação à qualidade do ar, visam um ambiente mais saudável, priorizando a qualidade de vida de toda a população.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...