20/07/2017 Número de reclamações sobre falta de água em Santo André cai mais de 70%

Aumento da vazão e combate a vazamentos contribuíram para queda da insatisfação dos usuários

Santo André, 20 de julho de 2017 – Levantamento feito pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) mostra que o número de reclamações por falta d’água na cidade caiu 71,5% entre fevereiro e junho deste ano. Compromisso firmado pela atual administração, a regularização do abastecimento foi uma das prioridades do prefeito Paulo Serra e da atual gestão da autarquia. Uma das primeiras ações do governo foi a criação de um programa de caça-vazamentos, além da retomada de diálogo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que permitiu o aumento da vazão de água fornecida pela companhia estadual.

O Semasa registrou 5.645 reclamações por falta d’água em fevereiro deste ano e 1.605 queixas em junho. Na comparação de junho de 2017 com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 73%, passando de 5.926 reclamações para 1.605. Na comparação do semestre, a queda também foi significativa: 54%. Foram 33.016 reclamações entre janeiro e junho de 2016, contra 15.122 nos primeiros seis meses de 2017.

Em 2016, a vazão de água média enviada mensalmente pela Sabesp a Santo André era de 1.987 l/s. Já neste ano a média está em 2.250 l/s. Além do aumento no volume de água entregue pela companhia estadual, houve também melhora significativa na regularidade do fornecimento ao longo do dia, principalmente nos períodos de maior consumo.

Combate a perdas d’água – Em março, a Prefeitura, por meio do Semasa, lançou a Operação Caça-Vazamentos, que tem trabalhado em diversas frentes com o objetivo de combater as perdas de água e garantir maior regularidade no fornecimento.

Desde o início do ano, a autarquia já atendeu cerca de 10 mil ordens de serviço para reparos de vazamentos em redes e ligações de água na cidade. Além disso, também foram executados 406 metros de remanejamento de redes antigas.

Outra medida adotada pelo Semasa para combater as perdas de água do sistema foi a instalação de uma VRP (válvula redutora de pressão) na rede da rua Evaristo de Morais, no Jardim Stella. O equipamento fica instalado junto à tubulação de água com o objetivo de reduzir a pressão da água para níveis mais adequados, melhorando o sistema e sua eficiência. Até o fim do ano a autarquia pretende instalar mais 4 equipamentos do tipo nos setores Paraíso, Vila Vitória e Miami.

Boletim – O Semasa também passou a divulgar neste ano em seus canais virtuais (site, Facebook e app) um boletim diário com as intervenções ou manutenções realizadas que ocasionam a necessidade de fechamento do abastecimento de água.

O objetivo é oferecer mais transparência ao usuário – com um canal de informação mais ágil, quem vive no entorno de locais onde há uma manutenção fica alertado sobre a possibilidade de interrupção no abastecimento de água em função do serviço.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...