Santo André, 18 de julho de 2017 – Cerca de 50 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Casa Santo André II, em Santo André, participam de hoje até sexta-feira (21 de julho), sempre a partir das 10h, de um cine-debate sobre temas relacionados ao meio ambiente, como parte da programação das férias escolares do centro socioeducativo da Fundação Casa.
A iniciativa acontece em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, ambos órgãos vinculados à prefeitura. O objetivo é, ao mesmo tempo em que os jovens realizam uma atividade diferenciadas nas férias, estimulá-los a pensar na sustentabilidade do planeta e como ações individuais podem influenciar.
O caminhão todo equipado da educação ambiental do Semasa, onde ocorrerão as sessões de cinema, ficará estacionado em frente ao centro socioeducativo. A Escola de Cinema fornecerá os filmes que serão debatidos.
Os adolescentes serão divididos em quatro turmas, com 12 jovens cada, sendo uma para cada dia de sessão. Depois de assistir ao filme, haverá debates entre educadores do Semasa e os adolescentes.
Hoje, a primeira turma assistirá ao longa “O Dia Depois de Amanhã” (2004), do diretor Roland Emmerich. O roteiro traz a história de um climatologista Jack Hall (interpretado pelo ator Dennis Quaid) que tenta salvar o filho diante das drásticas mudanças climáticas que afetam a Terra e que modificam drasticamente a vida da humanidade.
“A atividade, acontecendo num ambiente diferenciado, é uma forma de despertar a consciência dos adolescentes para as questões importantes relacionadas ao meio ambiente”, explica o coordenador pedagógico do Casa, Luiz Cesar Madureira.
A educação escolar nos centros socioeducativos da Fundação Casa onde há privação de liberdade segue o conteúdo programático e o calendário da rede pública estadual.