18/07/2017 Semasa leva cine-debate sobre meio ambiente à Fundação Casa

Santo André, 18 de julho de 2017 – Cerca de 50 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Casa Santo André II, em Santo André, participam de hoje até sexta-feira (21 de julho), sempre a partir das 10h, de um cine-debate sobre temas relacionados ao meio ambiente, como parte da programação das férias escolares do centro socioeducativo da Fundação Casa.

A iniciativa acontece em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, ambos órgãos vinculados à prefeitura. O objetivo é, ao mesmo tempo em que os jovens realizam uma atividade diferenciadas nas férias, estimulá-los a pensar na sustentabilidade do planeta e como ações individuais podem influenciar.

O caminhão todo equipado da educação ambiental do Semasa, onde ocorrerão as sessões de cinema, ficará estacionado em frente ao centro socioeducativo. A Escola de Cinema fornecerá os filmes que serão debatidos.

Os adolescentes serão divididos em quatro turmas, com 12 jovens cada, sendo uma para cada dia de sessão. Depois de assistir ao filme, haverá debates entre educadores do Semasa e os adolescentes.

Hoje, a primeira turma assistirá ao longa “O Dia Depois de Amanhã” (2004), do diretor Roland Emmerich. O roteiro traz a história de um climatologista Jack Hall (interpretado pelo ator Dennis Quaid) que tenta salvar o filho diante das drásticas mudanças climáticas que afetam a Terra e que modificam drasticamente a vida da humanidade.

“A atividade, acontecendo num ambiente diferenciado, é uma forma de despertar a consciência dos adolescentes para as questões importantes relacionadas ao meio ambiente”, explica o coordenador pedagógico do Casa, Luiz Cesar Madureira.

A educação escolar nos centros socioeducativos da Fundação Casa onde há privação de liberdade segue o conteúdo programático e o calendário da rede pública estadual.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...