13/07/2017 Fundação Vanzolini recomenda manutenção da certificação da qualidade do Semasa

Auditores externos elogiaram a sistemática de análise crítica de indicadores. Em 2017 sistema completa 21 anos

Santo André, 13 de julho de 2017 – A Fundação Carlos Alberto Vanzolini indicou a manutenção da certificação dos serviços do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) pela norma ISO 9001, versão 2008. As auditorias externas de manutenção ocorreram no final de junho.

O auditor líder, Miguel Cesar Sestokas, destacou, entre os pontos fortes do sistema de qualidade do Semasa, a transparência nos trabalhos realizados, a boa utilização de plataformas on-line para a estruturação da documentação e instruções do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), a ótima sistemática de análise crítica dos indicadores estratégicos, além da constante busca por inovação nas várias áreas e todo o sistema de telemetria utilizado pela autarquia.

Tanto o auditor líder quanto o segundo auditor, Edilson Ebinger Garcia, estiveram pela primeira vez no Semasa. Edilson foi enfático ao elogiar a sinergia entre os funcionários de todas as áreas em que passou. Para Sestokas “a norma dentro do Semasa está aderente e vemos que vocês estão pensando em ações preventivas, só precisam registrá-las por meio do sistema”, concluiu.

Histórico – O sistema de gestão da qualidade do Semasa foi implantado durante a primeira passagem de Ajan Marques de Oliveira como Superintendente do Semasa, há 20 anos. Começou em 1994 e, em dezembro de 1996, a autarquia conquistou a primeira certificação na versão NBR 9002/94 para o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto.

Neste ano, o SGQ da autarquia completará 21 anos.  “Utilizamos a série de normas ISO como instrumento de gestão, visando melhorar continuamente a prestação de serviços. O sucesso para manutenção da certificação é fruto do trabalho de todos os gestores e funcionários do Semasa”, afirma.

Desde 1997, o Semasa foi incorporando outras atividades e sendo certificado também nos novos processos. Em 2018, as auditorias serão para recertificação da norma. Até lá, o Semasa deverá se adequar para a nova versão da ISO, que é a 2015.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

21/09/2023: Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas,...

Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

06/09/2023: Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e...

Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

04/09/2023: Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior...

Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

25/08/2023: Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...