13/07/2017 Fundação Vanzolini recomenda manutenção da certificação da qualidade do Semasa

Auditores externos elogiaram a sistemática de análise crítica de indicadores. Em 2017 sistema completa 21 anos

Santo André, 13 de julho de 2017 – A Fundação Carlos Alberto Vanzolini indicou a manutenção da certificação dos serviços do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) pela norma ISO 9001, versão 2008. As auditorias externas de manutenção ocorreram no final de junho.

O auditor líder, Miguel Cesar Sestokas, destacou, entre os pontos fortes do sistema de qualidade do Semasa, a transparência nos trabalhos realizados, a boa utilização de plataformas on-line para a estruturação da documentação e instruções do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), a ótima sistemática de análise crítica dos indicadores estratégicos, além da constante busca por inovação nas várias áreas e todo o sistema de telemetria utilizado pela autarquia.

Tanto o auditor líder quanto o segundo auditor, Edilson Ebinger Garcia, estiveram pela primeira vez no Semasa. Edilson foi enfático ao elogiar a sinergia entre os funcionários de todas as áreas em que passou. Para Sestokas “a norma dentro do Semasa está aderente e vemos que vocês estão pensando em ações preventivas, só precisam registrá-las por meio do sistema”, concluiu.

Histórico – O sistema de gestão da qualidade do Semasa foi implantado durante a primeira passagem de Ajan Marques de Oliveira como Superintendente do Semasa, há 20 anos. Começou em 1994 e, em dezembro de 1996, a autarquia conquistou a primeira certificação na versão NBR 9002/94 para o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto.

Neste ano, o SGQ da autarquia completará 21 anos.  “Utilizamos a série de normas ISO como instrumento de gestão, visando melhorar continuamente a prestação de serviços. O sucesso para manutenção da certificação é fruto do trabalho de todos os gestores e funcionários do Semasa”, afirma.

Desde 1997, o Semasa foi incorporando outras atividades e sendo certificado também nos novos processos. Em 2018, as auditorias serão para recertificação da norma. Até lá, o Semasa deverá se adequar para a nova versão da ISO, que é a 2015.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...