08/06/2017 Projeto Compostagem nas Escolas do Semasa chega às unidades da rede estadual de Santo André

Santo André, 8 de junho de 2017 – O Projeto Compostagem nas Escolas foi lançado hoje na rede estadual de ensino de Santo André, durante cerimônia na EE Fioravante Zampol. Desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) desde 2014 em escolas municipais, o objetivo é contribuir para a ampliação da coleta seletiva na cidade, mostrando à comunidade escolar que é possível transformar resíduos em um composto orgânico para hortas e jardins, ao mesmo tempo em que se reduz a quantidade de material descartado no aterro sanitário. 

“Isso é reciclagem, é devolver para a natureza o que é dela. É uma iniciativa que atinge a educação ambiental, mas também a saúde da cidade, porque com ela também preservamos o nosso aterro sanitário”, destaca o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

No total, 52 escolas municipais e creches já fazem parte do Compostagem nas Escolas. Com a rede estadual, mais 87 escolas de Santo André podem aderir ao projeto. As escolas participantes recebem uma composteira doméstica do Semasa, além de orientações sobre o uso do material.

O projeto inclui formação de professores e coordenadores de ensino, que recebem orientação sobre os problemas que envolvem a geração de resíduos e informações sobre alternativas para o tratamento do material orgânico. Doze escolas estaduais já estão habilitadas para receber as composteiras e novas adesões ao projeto serão aceitas a partir do segundo semestre.

“Nossa expectativa é que todas as escolas sejam atingidas, de forma que coordenadores, professores alunos e funcionários se tornem multiplicadores dos conceitos de coleta seletiva e compostagem, levando para suas comunidades e famílias”, explica a coordenadora do projeto no Semasa, Vilma Lucia da Rosa.

Feitas de plástico bem resistente e não transparente, as composteiras recebem os resíduos orgânicos gerados na escola – restos de alimentos não processados, como frutas, legumes, verduras, grãos e cascas de ovos, entre outros. O material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade.

 

Fioravante quer ampliar a produção em horta e jardim

Primeira escola estadual a abraçar o projeto, a EE Fioravante Zampol incluirá a composteira doada ontem no projeto de sustentabilidade já desenvolvido com os alunos. A unidade de ensino, que tem 1.400 alunos, já possui horta e jardim vertical cultivados pelos estudantes e a intenção agora é usar o composto orgânico para ampliar a produção.

“Os alunos querem ampliar a horta para ter uma produção (de verduras, legumes e frutas) que possa ajudar crianças carentes da comunidade”, afirma a a bióloga Silvia Valente, uma das professoras que coordenam o projeto na escola.

A dirigente regional de ensino de Santo André, Ariane Butrico, destacou a importância do projeto para o meio ambiente e especialmente para a cidade. “Temos uma grande área de proteção de mananciais e precisamos aproveitar o momento, porque ainda dá tempo de recuperar o nosso ambiente. Não podemos esquecer que nós somos parte do meio ambiente. É uma semente muito grande esta que estamos plantando aqui”.

De acordo com o superintendente do Semasa, o projeto também é importante por envolver os estudantes. “O caminho é a criança se desenvolver tendo sensibilidade para os problemas do meio ambiente”.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...