08/06/2017 Projeto Compostagem nas Escolas do Semasa chega às unidades da rede estadual de Santo André

Santo André, 8 de junho de 2017 – O Projeto Compostagem nas Escolas foi lançado hoje na rede estadual de ensino de Santo André, durante cerimônia na EE Fioravante Zampol. Desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) desde 2014 em escolas municipais, o objetivo é contribuir para a ampliação da coleta seletiva na cidade, mostrando à comunidade escolar que é possível transformar resíduos em um composto orgânico para hortas e jardins, ao mesmo tempo em que se reduz a quantidade de material descartado no aterro sanitário. 

“Isso é reciclagem, é devolver para a natureza o que é dela. É uma iniciativa que atinge a educação ambiental, mas também a saúde da cidade, porque com ela também preservamos o nosso aterro sanitário”, destaca o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

No total, 52 escolas municipais e creches já fazem parte do Compostagem nas Escolas. Com a rede estadual, mais 87 escolas de Santo André podem aderir ao projeto. As escolas participantes recebem uma composteira doméstica do Semasa, além de orientações sobre o uso do material.

O projeto inclui formação de professores e coordenadores de ensino, que recebem orientação sobre os problemas que envolvem a geração de resíduos e informações sobre alternativas para o tratamento do material orgânico. Doze escolas estaduais já estão habilitadas para receber as composteiras e novas adesões ao projeto serão aceitas a partir do segundo semestre.

“Nossa expectativa é que todas as escolas sejam atingidas, de forma que coordenadores, professores alunos e funcionários se tornem multiplicadores dos conceitos de coleta seletiva e compostagem, levando para suas comunidades e famílias”, explica a coordenadora do projeto no Semasa, Vilma Lucia da Rosa.

Feitas de plástico bem resistente e não transparente, as composteiras recebem os resíduos orgânicos gerados na escola – restos de alimentos não processados, como frutas, legumes, verduras, grãos e cascas de ovos, entre outros. O material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade.

 

Fioravante quer ampliar a produção em horta e jardim

Primeira escola estadual a abraçar o projeto, a EE Fioravante Zampol incluirá a composteira doada ontem no projeto de sustentabilidade já desenvolvido com os alunos. A unidade de ensino, que tem 1.400 alunos, já possui horta e jardim vertical cultivados pelos estudantes e a intenção agora é usar o composto orgânico para ampliar a produção.

“Os alunos querem ampliar a horta para ter uma produção (de verduras, legumes e frutas) que possa ajudar crianças carentes da comunidade”, afirma a a bióloga Silvia Valente, uma das professoras que coordenam o projeto na escola.

A dirigente regional de ensino de Santo André, Ariane Butrico, destacou a importância do projeto para o meio ambiente e especialmente para a cidade. “Temos uma grande área de proteção de mananciais e precisamos aproveitar o momento, porque ainda dá tempo de recuperar o nosso ambiente. Não podemos esquecer que nós somos parte do meio ambiente. É uma semente muito grande esta que estamos plantando aqui”.

De acordo com o superintendente do Semasa, o projeto também é importante por envolver os estudantes. “O caminho é a criança se desenvolver tendo sensibilidade para os problemas do meio ambiente”.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...