18/05/2017 Semasa desburocratiza procedimentos para solicitações de grandes empreendimentos

Redução de papel e de tempo do usuário são os principais benefícios

Santo André, 18 de maio de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início neste mês a um novo procedimento para encaminhamento dos pedidos de dimensionamento e diretrizes para implantação de ligações de água, esgoto e drenagem para grandes empreendimentos da cidade.

O objetivo é buscar uma maior satisfação do usuário, reduzindo o número de vezes que ele precisa comparecer ao Posto de Atendimento e diminuir a quantidade de cópias de documentos necessários para fazer as solicitações. Do ponto de vista do volume de papel, a redução esperada é de 2/3 da demanda anterior.

A desburocratização é aplicada para os processos que pedem diretrizes, dimensionamentos, extensões ou reforços nas redes de água e esgoto, ligações, além de declaração de individualização de hidrômetros, sempre para empreendimentos imobiliários acima de 4 pavimentos.

Antes, era necessário abrir até cinco processos administrativos diferentes, sempre com a apresentação da documentação. Agora, todas as tratativas estão sendo atendidas dentro de um único processo, dispensando cópias já entregues anteriormente, o que gera a economia de recursos para o usuário e evita que ele vá ao posto várias vezes.

Outras mudanças – A atualização do procedimento também trouxe outras duas mudanças para o usuário. Antes, para abertura do processo que pede as diretrizes para as redes de saneamento, o interessado deveria comprovar vínculo com a área de análise, o que agora não é mais necessário. A cobrança também passou a ser realizada na entrega pelo Semasa das diretrizes solicitadas. Antes, o pagamento deveria ser feito no momento do pedido.

Para o Semasa, além de ganhos também com a redução de suprimentos (cópias e papeis diversos) há ainda ganhos de espaço físico, uma vez que, quando encerradas as tratativas, os processos precisam ser arquivados pela autarquia.

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