11/05/2017 Semasa faz diagnóstico preventivo em 43 pontes de Santo André

Objetivo é detectar problemas que possam comprometer as estruturas

Santo André, 11 de maio de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está realizando um programa de diagnóstico preventivo em 43 pontes que cruzam rios e córregos de Santo André. O objetivo é detectar problemas que possam comprometer a segurança das construções e, assim, agilizar manutenções e evitar transtornos como os que a cidade já enfrentou este ano – duas pontes que cruzam o rio Tamanduateí, na avenida dos Estados, sofreram danos estruturais irreversíveis.

A definição das 43 pontes foi feita por técnicos da autarquia, que priorizaram as construções com idade mais avançada, trânsito intenso e já com alguma suspeita de anomalia. Ao todo, Santo André tem 90 pontes sobre rios e córregos, todas monitoradas pelo Semasa, que tem entre suas atribuições a manutenção do sistema de drenagem da cidade.

O diagnóstico preventivo é realizado por uma empresa terceirizada com supervisão de engenheiros e técnicos do Semasa. Quando aponta problemas e necessidade de intervenção, um projeto de manutenção é desenvolvido.

O programa, que começou no final de janeiro, assim que foi detectado o solapamento na rotatória de Santa Terezinha (av dos Estados), já resultou em intervenções em duas pontes: uma do Tamanduateí (av. dos Estados junto à av. Eng. Olavo Alaísio de Lima) e outra do córrego Guarará (av. Cap. Mário Toledo de Camargo com a Rua Cisplatina).

Ao todo, o trabalho será realizado em 15 locais do rio Tamanduateí, 9 do córrego Guarará e 5 do ribeirão Oratório (próximos da rua Oratório, na divisa com o município de São Paulo). Ainda serão analisados pontilhões nos córregos Cassaquera (av. Prof. Ignácio de Anhaia Mello), Itrapoã (av. Giovanni Batista Pirelli) e Taióca (av. Pereira Barreto e rua Thales dos Santos Freire) – 2 locais cada; e nos córregos Utinga (av. Dom Pedro II), Beraldo (av. Industrial), Jundiaí (rua Vieira de Carvalho),  Comprido (rua Paulina Isabel de Queiroz) e Apiaí (rua Amambaí) – 1 local cada.

Um total de R$ 200 mil está sendo investido no programa preventivo e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...