“Reúso da Água” foi o tema que abriu o ciclo de palestras promovidas pelo Semasa em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22, e lotou o auditório do Centro de Referência, na sede da autarquia. Estudantes dos cursos de Química e Meio Ambiente da ETEC Júlio de Mesquita conferiram atentos aos debates dos convidados.
O Prof. Dr. Pedro Mancuso, da Facudade de Saúde Pública da USP, falou sobre os aspectos técnicos, legais e de saúde pública ligados ao reúso da água. “Nossos progressos levam e conta a consolidação da saúde, mas ninguém quer pagar a conta”, disse a respeito da relação entre saneamento, saúde e meio ambiente que vem sendo objeto de preocupação e estudo no mundo todo, principalmente em função do crescimento populacional dos grandes centros urbanos.
Já a consultora técnica do SindusCon-Sp e coordenadora do Comitê de Meio Ambiente, Segurança e Produtividade do Sindicato, Lilian Sarrouf, abordou as normas técnicas para conservação de água em edificações e o uso de fontes alternativas de água não potável. “Quanto custa a água? Hoje, o mercado não é competitivo. É mais barato reutilizar água do que comprar, tanto para as concessionárias quanto para a sociedade. É preciso repensar. As coisas estão mudando e traz ao setor técnico a preocupação com a segurança dos usuários”, concluiu.
As atividades em comemoração ao Mês Mundial da Água se estenderão por todo o mês em parceria com o SindusCon-SP e a Fundação Santo André e vão tratar de temas como controle de perdas de água, escassez hídrica, contaminação subterrânea, entre outros. O evento também celebra o aniversário de 92 anos da represa Billings, comemorado no dia 27 deste mês.
Confira a programação completa aqui.