Combate a fraudes é mais uma ação para a redução das perdas de água em Santo André
Santo André, 10 de fevereiro de 2017 – Um caso de furto de água acabou na polícia esta semana em Santo André. Após flagrar pela 11ª vez a fraude em uma casa da rua Ascenção, na Vila Tibiraçá, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) registrou, no último dia 6, no 6º DP, um boletim de ocorrência por furto qualificado. O indiciado foi o dono do imóvel, que tem uma dívida de R$ 68 mil com o Semasa, sendo que R$ 4.760 correspondem a contas de consumo sem pagamento. A estimativa é que ele tenha furtado 936 m³ em 26 meses.
O combate a fraudes é mais uma importante ação do Semasa para a redução de perdas em Santo André. Em 2015, foram 538 fraudes detectadas, responsáveis pelo consumo de 85.814 m³ de água não faturado. Em 2016, foram 526 fraudes, que levaram a um consumo de água não faturado de 135.434 m³.
No imóvel da rua Ascenção, a primeira constatação de fraude foi em 2009, quando o Semasa flagrou que o hidrômetro estava sem o lacre. Só em 2016, foram outras seis autuações. Em uma das ocasiões, a casa estava com o fornecimento suspenso por falta de pagamento e foi usada uma mangueira de jardim para furtar a água.
Para tentar coibir novos furtos no local, além da denúncia à polícia, o Semasa realizou esta semana um corte de água mais radical: o fechamento do eixo que liga o imóvel à rede de abastecimento.