06/02/2017 Santo André inicia mutirão para reduzir vazamentos de água

Santo André 03 de fevereiro de 2017 – Com o objetivo de reduzir as perdas de água e melhorar o abastecimento em Santo André, a Prefeitura, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), iniciou um grande mutirão para eliminar vazamentos em toda a cidade.

Trata-se da Operação de Caça-Vazamentos, que mobiliza mais de 100 funcionários da própria autarquia, que darão prioridade de atendimento aos pedidos formais feitos pela população para averiguação de vazamentos.

De acordo com o prefeito Paulo Serra, diagnóstico realizado pela comissão que integra técnicos do Semasa e da Sabesp constatou muita deficiência na manutenção da rede de água do município. “Isso impossibilitava a Sabesp de aumentar a pressão de água enviada para a cidade”, afirmou o prefeito, que nesta sexta-feira (03) acompanhou uma equipe da Operação Caça-Vazamentos, no Jardim Las Vegas. “Criamos esta força tarefa que está trabalhando muito”, completou.

Ele ainda anunciou a instalação de mais redutores de pressão na cidade e a contratação de uma empresa para detectar vazamentos invisíveis através de um equipamento chamado geofone.

Paulo Serra reafirmou compromisso feito por ele em 9 de janeiro deste ano, de que em 30 dias o problema da falta de água em Santo André estará resolvido, ou seja, 9 de fevereiro. “A gente quer restabelecer por completo o fornecimento de água em Santo André e isso só é possível porque retomamos o diálogo com a Sabesp e fizemos a lição de casa”, disse. Segundo ele, após resolvido o problema da falta de água, será debatida com a Sabesp a questão da dívida.

Combate às perdas – Os vazamentos contribuem para a falta de água e estão entre as principais causas do aumento do índice de perdas em Santo André, cujo valor atual está na ordem de 47% (média de 2016).
Quando no início do ano Santo André retomou o diálogo com a Sabesp, o prefeito determinou ao Semasa a intensificação do combate aos vazamentos e a redução de prazos para o atendimento de reparos.

A autarquia recebe diariamente cerca de 100 pedidos de munícipes relacionados ao abastecimento de água, sendo que os principais são as solicitações de manutenção em cavaletes, ramais e redes de água que apresentam problemas. Durante o mutirão, o Semasa vai ainda priorizar pedidos que estejam fora dos prazos informados.

Para fazer uma solicitação ao Semasa, o usuário pode acessar o site, ligar para a Central de Atendimento 115, que funciona 24 horas, ou ainda procurar um dos postos de atendimento da autarquia. Confira os endereços e horários de atendimento aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...