Novo equipamento fica na avenida Sorocaba, 1.001, e vai funcionar de domingo a domingo, das 8h às 19h, inclusive feriados
Santo André, 23 de setembro de 2016 – Foi aberta hoje para a comunidade a 19ª Estação de Coleta de Santo André. Com espaço de 630 m², a EC Sorocaba (avenida Sorocaba, 1.001) atende principalmente a população do Parque João Ramalho e do Jardim Sorocaba. A expectativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é conseguir, com este novo ecoponto, reduzir o descarte irregular de resíduos em 13 pontos monitorados da região.
“Queremos aproximar a população deste novo equipamento, para que ela o utilize corretamente para o descarte de recicláveis, evitando os pontos irregulares”, disse Afonso Luis da Silva, diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa. A estação funcionará em horário estendido, ou seja, de domingo a domingo, das 8h às 19h, inclusive feriados. Com ela, agora Santo André conta com 12 ecopontos que ficam abertos até de noite e aos finais de semana, o que facilita a vida dos moradores.
Segundo o diretor, apenas de janeiro a agosto deste ano foram retirados destes 13 pontos irregulares da região 3.280 toneladas de resíduos. A própria construção da estação extinguiu um ponto de descarte irregular, que ficava na calçada contígua a área. “Acumulava muito lixo, atraindo ratos e baratas”, contou a vendedora Sara Ferreira Dias. Somente deste ponto, o DRS retirou entre janeiro e julho 92 toneladas de resíduos.
Segurança – Uma das novidades do novo equipamento é que ele já conta com câmeras de segurança, que vão ajudar o Semasa a monitorar a movimentação no local, além de coibir ações de vandalismo. O ecoponto também foi entregue com guarita em alvenaria, piso em concreto, cercamento com muro e tela, sistema de drenagem de águas superficiais, caçambas estacionárias reformadas, equipamento para acondicionamento de lâmpadas, iluminação com refletor fotovoltaico e área ajardinada. Na sua entrada, a Prefeitura instalou uma lombofaixa, que obriga a motoristas a reduzirem a velocidade na via.
A estação ainda foi construída com o apoio de moradores vizinhos, que mantinham no terreno da Prefeitura uma horta comunitária. Agora, os mesmos moradores continuarão com a sua horta, mas no terreno ao lado do novo ecoponto, que ganhou um muro de 100 metros, construído pelo Semasa, o que também ajudou a requalificar a calçada. “Vamos continuar a plantar na nova horta várias verduras, como alface, coentro, cebolinha, salsa, couve, almeirão”, disse o aposentado Antonio Alves Teixeira.
Uso gratuito – As estações de coleta do Semasa são equipamentos públicos e de uso gratuito. Eles estão equipadas para que os munícipes possam fazer o descarte correto de resíduos recicláveis e inservíveis (como restos de construção civil e demolição, madeira, pneus, eletroeletrônicos, lâmpadas, móveis velhos, óleo vegetal, pilhas e baterias domésticas), colaborando assim para a manutenção do meio ambiente e da saúde pública. A população pode depositar at 1m³ de resíduos mensalmente, o equivalente a 10 sacos de 100 litros.