31/10/2016 Santo André adere força-tarefa estadual para coleta de pneus e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti

População pode descartar pneus velhos nas Estações de Coleta do Semasa

Santo André, 16 de setembro – Amanhã (17), Santo André dá início ao novo ciclo de ações de combate à dengue na cidade. A ação, que acontecerá a partir das 9h na praça da Paróquia Cristo Operário, na Vila Linda, está integrada com a campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. Os agentes de saúde visitarão as casas da região levando informações sobre a prevenção contra o mosquito e sobre o descarte correto de pneus, um dos maiores responsáveis pelo acúmulo de água e proliferação do Aedes.

Como parte das atividades, nesta semana também acontece uma força-tarefa para coleta de pneus. A ação é uma parceria do município, do Governo do Estado e da Reciclanip para conscientizar a população sobre a importância de se destinar corretamente os pneus, evitando a criação de focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

O Semasa disponibiliza 18 estações de coleta capacitadas para receber este tipo de resíduo dos moradores. Além disso, no sábado, as equipes de educação e mobilização ambiental, de Defesa Civil e do Departamento de Resíduos Sólidos estarão na praça da Paróquia Cristo Operário orientando a população e distribuindo materiais informativos sobre os ecopontos da cidade, destinação correta de resíduos, prevenção ao Aedes entre outros.

Descarte corretamente – Em 2015, o Semasa coletou 690 toneladas de pneus. Desde 2007 a autarquia mantém uma parceria com a Reciclanip, entidade ligada à ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), para a destinação ambientalmente adequada para estes resíduos.

A associação faz o recolhimento de todos os pneus inservíveis provenientes das 18 estações de coleta, descarte irregular, limpeza pública, campanhas de combate à dengue e estabelecimentos geradores cadastrados, como borracharias, e os encaminha para a reciclagem.

A Reciclanip envia os detritos a uma multinacional que utiliza o material como combustível para a secagem de cimento, no reparo de trincas de asfalto em rodovias e até mesmo para confecção de tapetes para automóveis. A destinação adequada dos pneus é fundamental para o aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Santo André e para a promoção da saúde pública.

Para descartar pequenas quantidades de pneus, os moradores podem se dirigir a qualquer uma das estações de coleta (ecopontos) do município. Os endereços e horários de funcionamento estão no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).

Grandes geradores, como indústrias pneumáticas, borracharias e revendedoras, devem fazer um cadastro prévio junto à autarquia para realizar o descarte no ecoponto localizado dentro do Aterro Sanitário.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...