23/06/2016 Semasa instala tubos de concreto para coibir descarte ilegal na Vila Palmares

672 toneladas de resíduos são removidas de pontos do bairro, como a rua Fernando de Noronha

Santo André, 23 de junho de 2016 – No início deste mês, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) executou mais um mutirão de limpeza nos pontos de descarte irregular que existem nas ruas Fernando de Noronha, Maquiavel, Camilo Castelo Branco e avenida Lauro Gomes, na Vila Palmares. Os locais recebem constantemente descartes clandestinos de resíduos, principalmente durante as madrugadas, o que dificulta o flagrante. Por isso, além da limpeza, a autarquia instalou tubos de concreto na Rua Fernando de Noronha com o objetivo de coibir a entrada de caminhões e outros veículos que tenham a intenção de fazer o despejo ilegal.

A equipe, com 34 pessoas envolvidas, retirou 672 toneladas de resíduos das vias a um custo de aproximadamente R$ 90 mil reais, apenas para esta operação. A área passa por limpeza duas vezes por mês.

Dentro de uma atuação constante do Semasa de combate ao descarte irregular de resíduos, esta região da Vila Palmares é uma das que são constantemente monitoradas pela autarquia.

Santo André tem 100 pontos de despejo ilegal e, desde o início de 2016, já foram retirados destes locais mais de 1.700 toneladas de resíduos.

Mensalmente, a autarquia gasta R$ 550 mil reais para fazer a limpeza dos 100 pontos, dinheiro que poderia ser utilizado para trazer outras melhorias para a cidade, como a implantação de cinco novas estações de coleta (ecopontos) ou ainda a instalação de 5.500 novas papeleiras de rua.

O Semasa pede o apoio da população para fiscalizar o descarte irregular de resíduos, sendo que as pessoas podem denunciar esta prática através do telefone 08004848115. O despejo irregular de resíduos é crime ambiental, passível de multa e detenção.

Veja as fotos do antes de depois: 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...