672 toneladas de resíduos são removidas de pontos do bairro, como a rua Fernando de Noronha
Santo André, 23 de junho de 2016 – No início deste mês, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) executou mais um mutirão de limpeza nos pontos de descarte irregular que existem nas ruas Fernando de Noronha, Maquiavel, Camilo Castelo Branco e avenida Lauro Gomes, na Vila Palmares. Os locais recebem constantemente descartes clandestinos de resíduos, principalmente durante as madrugadas, o que dificulta o flagrante. Por isso, além da limpeza, a autarquia instalou tubos de concreto na Rua Fernando de Noronha com o objetivo de coibir a entrada de caminhões e outros veículos que tenham a intenção de fazer o despejo ilegal.
A equipe, com 34 pessoas envolvidas, retirou 672 toneladas de resíduos das vias a um custo de aproximadamente R$ 90 mil reais, apenas para esta operação. A área passa por limpeza duas vezes por mês.
Dentro de uma atuação constante do Semasa de combate ao descarte irregular de resíduos, esta região da Vila Palmares é uma das que são constantemente monitoradas pela autarquia.
Santo André tem 100 pontos de despejo ilegal e, desde o início de 2016, já foram retirados destes locais mais de 1.700 toneladas de resíduos.
Mensalmente, a autarquia gasta R$ 550 mil reais para fazer a limpeza dos 100 pontos, dinheiro que poderia ser utilizado para trazer outras melhorias para a cidade, como a implantação de cinco novas estações de coleta (ecopontos) ou ainda a instalação de 5.500 novas papeleiras de rua.
O Semasa pede o apoio da população para fiscalizar o descarte irregular de resíduos, sendo que as pessoas podem denunciar esta prática através do telefone 08004848115. O despejo irregular de resíduos é crime ambiental, passível de multa e detenção.
Veja as fotos do antes de depois: