Cerca de 300 profissionais passarão por formação gratuita. Descarte de resíduos sólidos é o primeiro tema
Santo André, 20 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a desenvolver dois projetos de formação em Educação Ambiental voltados a educadores de Santo André. No primeiro deles, iniciado neste mês, a equipe de Educação Ambiental da autarquia, com apoio do Departamento de Resíduos Sólidos, trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No projeto, que será contínuo, integrado e temático, gestores e professores de toda a rede foram convidados a participar.
Foi elaborada uma grade com questões ambientais da cidade, de forma a fornecer subsídios para o conhecimento de políticas públicas e possibilidades de ações favoráveis ao meio ambiente e à qualidade de vida. O primeiro tema abordado é Resíduos Sólidos. “Os padrões de consumo têm aumentado significativamente a produção de resíduos. Por isso, formas ambientalmente corretas de descarte precisam ser compreendidas por professores e crianças em formação”, explica Eriane Justo Luiz Savóia, gerente de Mobilização e Educação Ambiental do Semasa.
No módulo inicial, cerca de 70 gestores participam de dois encontros. O primeiro aconteceu no dia 6/6, no Parque Escola Santo André. Profissionais do Semasa apresentaram o funcionamento do saneamento ambiental integrado em Santo André e sua relação com a recente política municipal de Educação Ambiental, enfocando o papel do gestor escolar na implantação da política. Também introduziram a atual situação dos resíduos sólidos, tanto em Santo André quanto mundialmente. A formação envolve dinâmicas de grupo, com foco em resíduos, além de visitas monitoradas a espaços, como o Aterro Sanitário e a Central de Triagem de Recicláveis Santo André.
“Nosso objetivo, conversando também com os gestores, é estimular a atuação deles enquanto articuladores do processo de educação ambiental nas suas escolas, considerando a realidade local”, acrescenta Eriane. Professores interessados em participar do segundo módulo podem se inscrever até meados de julho na Secretaria de Educação do município, pelo telefone 4468-4360. Informações e dúvidas: educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.
Rede estadual – Já professores da rede estadual poderão participar do projeto “5Rs: Educação para o consumo responsável”. Com financiamento do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André, respectivamente), o projeto será conduzido pelo Instituto Siades (Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável) e seu principal objetivo é criar condições para sensibilização e reflexão sobre o consumo responsável. O Semasa, por meio do Grupo Gestor do Fumgesan, irá acompanhar a execução do projeto.
Serão dois cursos de extensão para mais de 200 professores, sendo uma turma formada por profissionais da rede estadual e outra por professores do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC Júlio de Mesquita. Encontros quinzenais acontecerão a partir de julho ou agosto deste ano, ainda sem data definida. Serão sete módulos, totalizando 90 horas.
Dúvidas e mais informações podem ser encaminhadas ao Instituto Siades, pelo telefone 3061-7118, e à Diretoria de Ensino de Santo André, no 4422-7000.