20/06/2016 Semasa inicia capacitação de gestores e professores da rede pública

Cerca de 300 profissionais passarão por formação gratuita. Descarte de resíduos sólidos é o primeiro tema

Santo André, 20 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a desenvolver dois projetos de formação em Educação Ambiental voltados a educadores de Santo André. No primeiro deles, iniciado neste mês, a equipe de Educação Ambiental da autarquia, com apoio do Departamento de Resíduos Sólidos, trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No projeto, que será contínuo, integrado e temático, gestores e professores de toda a rede foram convidados a participar.

Foi elaborada uma grade com questões ambientais da cidade, de forma a fornecer subsídios para o conhecimento de políticas públicas e possibilidades de ações favoráveis ao meio ambiente e à qualidade de vida. O primeiro tema abordado é Resíduos Sólidos. “Os padrões de consumo têm aumentado significativamente a produção de resíduos. Por isso, formas ambientalmente corretas de descarte precisam ser compreendidas por professores e crianças em formação”, explica Eriane Justo Luiz Savóia, gerente de Mobilização e Educação Ambiental do Semasa.

No módulo inicial, cerca de 70 gestores participam de dois encontros. O primeiro aconteceu no dia 6/6, no Parque Escola Santo André. Profissionais do Semasa apresentaram o funcionamento do saneamento ambiental integrado em Santo André e sua relação com a recente política municipal de Educação Ambiental, enfocando o papel do gestor escolar na implantação da política. Também introduziram a atual situação dos resíduos sólidos, tanto em Santo André quanto mundialmente. A formação envolve dinâmicas de grupo, com foco em resíduos, além de visitas monitoradas a espaços, como o Aterro Sanitário e a Central de Triagem de Recicláveis Santo André.

“Nosso objetivo, conversando também com os gestores, é estimular a atuação deles enquanto articuladores do processo de educação ambiental nas suas escolas, considerando a realidade local”, acrescenta Eriane. Professores interessados em participar do segundo módulo podem se inscrever até meados de julho na Secretaria de Educação do município, pelo telefone 4468-4360. Informações e dúvidas: educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.

Rede estadual – Já professores da rede estadual poderão participar do projeto “5Rs: Educação para o consumo responsável”. Com financiamento do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André, respectivamente), o projeto será conduzido pelo Instituto Siades (Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável) e seu principal objetivo é criar condições para sensibilização e reflexão sobre o consumo responsável. O Semasa, por meio do Grupo Gestor do Fumgesan, irá acompanhar a execução do projeto.

Serão dois cursos de extensão para mais de 200 professores, sendo uma turma formada por profissionais da rede estadual e outra por professores do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC Júlio de Mesquita. Encontros quinzenais acontecerão a partir de julho ou agosto deste ano, ainda sem data definida. Serão sete módulos, totalizando 90 horas.
Dúvidas e mais informações podem ser encaminhadas ao Instituto Siades, pelo telefone 3061-7118, e à Diretoria de Ensino de Santo André, no 4422-7000.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...