17/06/2016 Semasa recebe novo equipamento para monitoramento da poluição veicular

Novo opacímetro aumenta a precisão e permite ação imediata da autarquia em caso de infração ambiental de veículos

Aparelho permite a impressão imediata do relatório da medição

Aparelho permite a impressão imediata do relatório da medição

Santo André, 17 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de sua Gerência de Controle Ambiental, iniciou os testes de seu novo opacímetro – aparelho utilizado na medição da quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos.

O equipamento foi adquirido por meio de uma possibilidade regulamentada pela nova lei de Compensação Ambiental (lei 9.789), também de autoria do Semasa. Aprovada em 2015, a regra permite – quando não for possível compensar a supressão de vegetação com plantio de novas espécies – que o novo empreendimento doe equipamentos à administração pública para a manutenção e enriquecimento da qualidade ambiental.

A autarquia sempre utilizou em suas blitze de fumaça preta a Escala de Ringelmann (saiba mais) e contava com um opacímetro somente nas ações educativas do Programa ProAr, ocasiões em que a Petrobras, parceira da ação, apoiava com a cessão do equipamento e de equipe técnica para sua operação.

Agora, com opacímetro próprio, a expectativa é de melhora na atuação da fiscalização. O equipamento, além de aumentar a precisão da aferição, permite a impressão do relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no próprio local. Enquanto o novo equipamento está em fase de testes, a Escala de Ringelmann continuará a ser utilizada para as aferições, determinando se o motorista receberá a multa ou não.

A Escala de Ringelmann continua a ser utilizada para as aferições

A Escala de Ringelmann continua a ser utilizada para as aferições

Blitz punitiva – Em Santo André, são realizadas blitze punitivas semanais da fumaça preta em vias de grande circulação de veículos. Entre 1ª de janeiro e 1º de junho de 2016, 101 veículos no município tiveram a emissão de gases aferida pelo Semasa. Destes veículos fiscalizados este ano, 29 foram multados por apresentarem emissão de gases acima do padrão regular e receberam Auto de Infração de Trânsito.

As blitze semanais também fazem parte do Programa ProAr, que promove aferições de frota pública e particular. As ações de caráter educativo buscam conscientizar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes para a melhoria da qualidade do ar do município.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...