16/06/2016 Planejamento urbano e ambiental é um dos assuntos em debate durante seminário do Semasa

Com patrocínio da Caixa e Governo Federal, evento acontece no próximo dia 21/6 e é parte das atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente

Santo André, 16 de junho de 2016 – No próximo dia 21/6, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza, com patrocínio da Caixa e Governo Federal, o Seminário “A Cidade Ideal e a Cidade Real: Meio Ambiente e Mobilidade Urbana”. Objetivo da autarquia é discutir as relações entre os hábitos de consumo da sociedade e seus impactos na qualidade ambiental da cidade. 

O evento reunirá diversos especialistas e pesquisadores dos setores de saneamento, meio ambiente, saúde, gestão pública e infraestrutura urbanística. Dividido em três mesas temáticas, o encontro tem também como propósito debater alternativas que contribuam para a solução ou mitigação dos problemas relacionados à mobilidade urbana e à saúde ambiental nas grandes cidades.

Na parte da tarde, a terceira mesa do dia irá debater “Planejamento: urbano e ambiental – indissociável”. Dela participarão Fernando Felippe Viegas, coordenador de pós-graduação lato-sensu da associação Escola da Cidade; Jeroen Johannenes Klink e Francisco de Assis Comarú, respectivamente coordenador de mestrado e orientador de mestrado e doutorado do Programa Planejamento e Gestão de Território da UFABC.

A atividade é parte das atrações do Mês do Meio Ambiente de Santo André e vai acontecer no anfiteatro Heleny Guariba a partir das 8h, horário que tem início o credenciamento dos participantes e o café de recepção. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos. Confira a agenda completa e realize sua inscrição pelo site do Semasa, em www.semasa.sp.gov.br. Inscrições Encerradas

Painel – Durante o seminário, o artista plástico Gafi vai finalizar um painel de sua série Os Agentes Concretos. Nela, Gafi faz aquarelas a partir de imagens de trabalhadores urbanos – operários, garis, coletores –, nas quais os modelos aparecem com suas roupas em movimento, mas dentro delas eles próprios se mantêm invisíveis. A obra é uma crítica ao tratamento que parte da sociedade costuma reservar a esses trabalhadores importantes para a manutenção da cidade.


14h30 – 3ª Mesa: Planejamento: urbano e ambiental – indissociável

  • MS. Fernando Felippe Viegas – Coordenador de pós-graduação lato sensu da Escola da Cidade – “Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura”.
    Arquiteto e urbanista, mestre pela FAU-USP, membro da diretoria da associação Escola da Cidade desde 2013. Professor de Projeto do Estúdio Vertical e orientador de trabalhos finais de graduação da Escola da Cidade desde 2005. Professor convidado em Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Assunção, Lisboa, Barcelona, Austin, La Plata, Quito, Lima e Delft.
  • Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink – Coordenador do mestrado em Planejamento e Gestão do Território da UFABC.
    Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Na Holanda trabalhou como professor associado no Institute for Housing and Urban Development Studies, que faz parte da Universidade de Erasmus (Roterdã). Foi secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André e diretor suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é professor-adjunto na UFABC. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais sobre desenvolvimento econômico local e governança regional e metropolitana.
  • Prof. Dr. Francisco de Assis Comarú – Orientador de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC.
    Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre pela Escola Politécnica da USP e doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi Affiliate Academic na University College London (Londres), Visiting scholar na Organização Internacional do Trabalho (Genebra) eVolunteer na Organização Mundial da Saúde (Genebra), instituições onde realizou pesquisa de pós-doutorado como bolsista do CNPq. Já foi pró-reitor de extensão da UFABC. Atualmente é professor adjunto na UFABC. É colaborador de diversos centros acadêmicos de pesquisa e periódicos nacionais e internacionais.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...