Com patrocínio da Caixa e Governo Federal, evento acontece no próximo dia 21/6 e é parte das atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente
Santo André, 16 de junho de 2016 – No próximo dia 21/6, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza, com patrocínio da Caixa e Governo Federal, o Seminário “A Cidade Ideal e a Cidade Real: Meio Ambiente e Mobilidade Urbana”. Objetivo da autarquia é discutir as relações entre os hábitos de consumo da sociedade e seus impactos na qualidade ambiental da cidade.
O evento reunirá diversos especialistas e pesquisadores dos setores de saneamento, meio ambiente, saúde, gestão pública e infraestrutura urbanística. Dividido em três mesas temáticas, o encontro tem também como propósito debater alternativas que contribuam para a solução ou mitigação dos problemas relacionados à mobilidade urbana e à saúde ambiental nas grandes cidades.
Na parte da tarde, a terceira mesa do dia irá debater “Planejamento: urbano e ambiental – indissociável”. Dela participarão Fernando Felippe Viegas, coordenador de pós-graduação lato-sensu da associação Escola da Cidade; Jeroen Johannenes Klink e Francisco de Assis Comarú, respectivamente coordenador de mestrado e orientador de mestrado e doutorado do Programa Planejamento e Gestão de Território da UFABC.
A atividade é parte das atrações do Mês do Meio Ambiente de Santo André e vai acontecer no anfiteatro Heleny Guariba a partir das 8h, horário que tem início o credenciamento dos participantes e o café de recepção. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos. Confira a agenda completa e realize sua inscrição pelo site do Semasa, em www.semasa.sp.gov.br. Inscrições Encerradas
Painel – Durante o seminário, o artista plástico Gafi vai finalizar um painel de sua série Os Agentes Concretos. Nela, Gafi faz aquarelas a partir de imagens de trabalhadores urbanos – operários, garis, coletores –, nas quais os modelos aparecem com suas roupas em movimento, mas dentro delas eles próprios se mantêm invisíveis. A obra é uma crítica ao tratamento que parte da sociedade costuma reservar a esses trabalhadores importantes para a manutenção da cidade.
14h30 – 3ª Mesa: Planejamento: urbano e ambiental – indissociável
- MS. Fernando Felippe Viegas – Coordenador de pós-graduação lato sensu da Escola da Cidade – “Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura”.
Arquiteto e urbanista, mestre pela FAU-USP, membro da diretoria da associação Escola da Cidade desde 2013. Professor de Projeto do Estúdio Vertical e orientador de trabalhos finais de graduação da Escola da Cidade desde 2005. Professor convidado em Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Assunção, Lisboa, Barcelona, Austin, La Plata, Quito, Lima e Delft.
- Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink – Coordenador do mestrado em Planejamento e Gestão do Território da UFABC.
Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Na Holanda trabalhou como professor associado no Institute for Housing and Urban Development Studies, que faz parte da Universidade de Erasmus (Roterdã). Foi secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André e diretor suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é professor-adjunto na UFABC. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais sobre desenvolvimento econômico local e governança regional e metropolitana. - Prof. Dr. Francisco de Assis Comarú – Orientador de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC.
Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre pela Escola Politécnica da USP e doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi Affiliate Academic na University College London (Londres), Visiting scholar na Organização Internacional do Trabalho (Genebra) eVolunteer na Organização Mundial da Saúde (Genebra), instituições onde realizou pesquisa de pós-doutorado como bolsista do CNPq. Já foi pró-reitor de extensão da UFABC. Atualmente é professor adjunto na UFABC. É colaborador de diversos centros acadêmicos de pesquisa e periódicos nacionais e internacionais.