16/06/2016 Planejamento urbano e ambiental é um dos assuntos em debate durante seminário do Semasa

Com patrocínio da Caixa e Governo Federal, evento acontece no próximo dia 21/6 e é parte das atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente

Santo André, 16 de junho de 2016 – No próximo dia 21/6, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza, com patrocínio da Caixa e Governo Federal, o Seminário “A Cidade Ideal e a Cidade Real: Meio Ambiente e Mobilidade Urbana”. Objetivo da autarquia é discutir as relações entre os hábitos de consumo da sociedade e seus impactos na qualidade ambiental da cidade. 

O evento reunirá diversos especialistas e pesquisadores dos setores de saneamento, meio ambiente, saúde, gestão pública e infraestrutura urbanística. Dividido em três mesas temáticas, o encontro tem também como propósito debater alternativas que contribuam para a solução ou mitigação dos problemas relacionados à mobilidade urbana e à saúde ambiental nas grandes cidades.

Na parte da tarde, a terceira mesa do dia irá debater “Planejamento: urbano e ambiental – indissociável”. Dela participarão Fernando Felippe Viegas, coordenador de pós-graduação lato-sensu da associação Escola da Cidade; Jeroen Johannenes Klink e Francisco de Assis Comarú, respectivamente coordenador de mestrado e orientador de mestrado e doutorado do Programa Planejamento e Gestão de Território da UFABC.

A atividade é parte das atrações do Mês do Meio Ambiente de Santo André e vai acontecer no anfiteatro Heleny Guariba a partir das 8h, horário que tem início o credenciamento dos participantes e o café de recepção. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos. Confira a agenda completa e realize sua inscrição pelo site do Semasa, em www.semasa.sp.gov.br. Inscrições Encerradas

Painel – Durante o seminário, o artista plástico Gafi vai finalizar um painel de sua série Os Agentes Concretos. Nela, Gafi faz aquarelas a partir de imagens de trabalhadores urbanos – operários, garis, coletores –, nas quais os modelos aparecem com suas roupas em movimento, mas dentro delas eles próprios se mantêm invisíveis. A obra é uma crítica ao tratamento que parte da sociedade costuma reservar a esses trabalhadores importantes para a manutenção da cidade.


14h30 – 3ª Mesa: Planejamento: urbano e ambiental – indissociável

  • MS. Fernando Felippe Viegas – Coordenador de pós-graduação lato sensu da Escola da Cidade – “Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura”.
    Arquiteto e urbanista, mestre pela FAU-USP, membro da diretoria da associação Escola da Cidade desde 2013. Professor de Projeto do Estúdio Vertical e orientador de trabalhos finais de graduação da Escola da Cidade desde 2005. Professor convidado em Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Assunção, Lisboa, Barcelona, Austin, La Plata, Quito, Lima e Delft.
  • Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink – Coordenador do mestrado em Planejamento e Gestão do Território da UFABC.
    Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Na Holanda trabalhou como professor associado no Institute for Housing and Urban Development Studies, que faz parte da Universidade de Erasmus (Roterdã). Foi secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André e diretor suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é professor-adjunto na UFABC. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais sobre desenvolvimento econômico local e governança regional e metropolitana.
  • Prof. Dr. Francisco de Assis Comarú – Orientador de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC.
    Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre pela Escola Politécnica da USP e doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi Affiliate Academic na University College London (Londres), Visiting scholar na Organização Internacional do Trabalho (Genebra) eVolunteer na Organização Mundial da Saúde (Genebra), instituições onde realizou pesquisa de pós-doutorado como bolsista do CNPq. Já foi pró-reitor de extensão da UFABC. Atualmente é professor adjunto na UFABC. É colaborador de diversos centros acadêmicos de pesquisa e periódicos nacionais e internacionais.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

21/09/2023: Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas,...

Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

06/09/2023: Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e...

Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

04/09/2023: Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior...

Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

25/08/2023: Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...