Caminhada Interparques foi realizada neste domingo e ontem grupo de escoteiros fez plantio de mudas no Pedroso
Santo André, 5 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), iniciou parte das atividades que fazem parte da extensa programação na cidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho (domingo). No último sábado (dia 4) a atividade MutECo, organizada pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), no Parque do Pedroso, reuniu convidados do 12º Subdistrito de Escoteiros de Santo André para realizar o plantio de mudas no local. Já no domingo (dia 5) foi a vez da 4ª Caminhada Interparques. A atividade atraiu cerca de 60 pessoas, que fizeram o percurso de cerca de 2km entre os parques Celso Daniel e o Central.
Todas as espécies de mudas plantadas no Pedroso foram nativas, como aroeira, ipê, manacá, cambuci, pitanga e jacarandá. A ação comemorativa integra o conjunto de práticas já estabelecidas da autarquia, que regularmente envia equipes de fiscalização e promove pequenas ações de plantio na região. Foram quatro áreas do Parque do Pedroso que receberam novas mudas e foram limpas pelos escoteiros.
Além do plantio, outras atividades ambientais foram realizadas durante o evento. Uma ETA (Estação de Tratamento de Água) e uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) portáteis reproduziram as estações originais, simulando o passo a passo para tornar a água própria para consumo e apresentando todos os processos do tratamento biológico de esgoto.
Um kit Aterro Sanitário também foi montado no local, com uma maquete exemplificando, do início até o final, os processos de tratamento e destinação final de resíduos sólidos produzidos no município, além de informações sobre a Campanha de Coleta Seletiva realizada na cidade.
O público também se divertiu com jogos de chão, como o Jogo do Plástico, oferecido pela Braskem, que é patrocinadora do evento educativo com as crianças. O jogo, composto por cartas, dados e um grande tabuleiro, faz com que os participantes substituam as peças, que se locomovem de acordo com as instruções das cartas e com os números dos dados. A cada rodada, era possível aprender algo diferente sobre o ciclo do plástico. Ao final do jogo, os participantes ganhavam um livro educativo com dicas sobre reciclagem.
As mesmas atividades atraíram adultos e crianças no domingo, após a 4ª Caminhada Interparques, no Parque Central. A atividade foi promovida pelo Semasa com o patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal.