02/06/2016 4ª edição da Caminhada Interparques acontece neste domingo (5/6)

Plantio de mudas também ocorrerá amanhã e sábado no Parque do Pedroso

Santo André, 02 de junho de 2016 – A programação especial preparada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente começa nesta sexta-feira. Amanhã, dia 3, e sábado, dia 4, o Parque Natural do Pedroso receberá atividades de educação ambiental e plantio de mudas com grupos da ETEC Júlio de Mesquita e do 12º Subdistrito de Escoteiros de Santo André, respectivamente. Já no domingo, ocorre a quarta edição da Caminhada Interparques, com patrocínio da Caixa e Governo Federal.

Plantio de mudas – Integrantes do curso técnico em meio ambiente da ETEC Júlio de Mesquita vão participar do encerramento do projeto de recuperação de áreas degradas amanhã. A atividade vai promover o plantio de mudas no local. Já no sábado, o parque recebe o ‘MutEco’, que reunirá diversas ações ambientais, plantio e jogos educativos durante todo o dia, com participação do 12º Subdistrito de Escoteiros de Santo André. Entre as atrações, o Semasa apresentará a ETA e a ETE Portátil, estações de tratamento de água e esgoto, respectivamente, O público poderá participar de jogos de chão, como o Jogo dos Resíduos e Jogo do Plástico, este último oferecido pela Braskem, que é patrocinadora do evento educativo com as crianças.

Maquetes educativas  Entre as atrações que o Semasa apresentará no sábado e no domingo, estão a ETA e a ETE (estações de tratamento de água e de esgoto, respectivamente) Portáteis. São maquetes educativas criadas por técnicos da autarquia com o objetivo mostrar para a população como é realizado o tratamento de água em Santo André e também o tratamento biológico do esgoto.

Caminhada Interparques – A Caminhada Interparques acontecerá no domingo. O percurso se inicia no Parque Celso Daniel, a partir das 8h, com atividades de aquecimento. Às 8h30 acontece a saída rumo ao Parque Central.  Ao final da caminhada haverá atividades de educação ambiental para público presente. As crianças poderão participar dos jogos educativos oferecidos pelo Semasa e pela Braskem, como o Jogo do Plástico.

Ciclo do Plástico – No sábado, durante o MutEco, o Parque do Pedroso recebe o jogo educativo “Ciclo do Plástico”, promovido pela Braskem. No domingo, a dinâmica também acontece no Parque Central, palco da chegada da Caminhada Interparques. O jogo é composto por cartas, dados e um grande tabuleiro. Os participantes são representados por peças, que se locomovem de acordo com as instruções das cartas e com os números dos dados. A cada rodada, é possível aprender algo diferente sobre o ciclo do plástico.

Ao longo do mês, a autarquia oferecerá outras atividades ambientais, como seminário e oficinas. A programação completa pode ser acessada em www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...