01/06/2016 Coleta de resíduos de saúde em Santo André passa a ter controle eletrônico

Semasa começa a usar tablets para registrar quantidade de material infectante entregue por geradores

Santo André, 01 de junho de 2016 – A coleta de resíduos de saúde, ou infectantes, realizada pelo Semasa em Santo André passa a contar, a partir de hoje, com um sistema eletrônico de controle. Para isso, as equipes que fazem a coleta nos cerca de 1.000 geradores cadastrados na autarquia começam a sair às ruas com tablet e impressora. Com os equipamentos, será possível registrar eletronicamente a quantidade de material coletado, além de gerar e imprimir na hora o recibo para o usuário.

Ao coletar os resíduos de saúde, os agentes do Semasa devem registrar a quantidade e tamanho de sacos de lixo ou de caixas e entregar o recibo com as informações para o gerador. Isso porque o pagamento do serviço é realizado de acordo com a quantidade de resíduos gerados.

Até então, o procedimento era todo manual. As anotações feitas a caneta pelo coletor eram, depois, digitadas para uma planilha de controle por funcionários internos do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa.

“Agora, a informação registrada no tablet pelo coletor vai diretamente para o nosso sistema, evitando retrabalho com relação a digitação de informações, pois o procedimento era todo manual, evitando desta forma possíveis falhas de digitação. E também podemos liberar estes funcionários internos para outras tarefas”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Afonso Luís da Silva.
O usuário também ganha com a informação mais precisa sobre o resíduo que ele gerou. O recibo eletrônico registra, além do código e do nome do gerador, data, hora, veículo e motorista da coleta, quantidade de resíduos e em quais tipos de embalagens foram entregues.

Para contratar a coleta de resíduos infectantes do Semasa, o interessado deve fazer a solicitação pelo telefone 08004848115 ou em um posto de atendimento. Um agente da autarquia vai, então, até o estabelecimento gerador para dar as orientações sobre a disposição correta dos resíduos. Clínicas em geral, hospitais, farmácias e drogarias precisam contratar o serviço para ter o alvará da Vigilância Sanitária.

Atualmente, são geradas por mês cerca de 150 toneladas de resíduos de saúde em Santo André. O material segue para a incineração em Mauá.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

26/11/2023: Semasa entrega quadras poliesportivas de areia e área de convivência no Parque do Pedroso

Pacote de melhorias inclui postes de iluminação solar, pista de acesso e placas com nova identidade visual da Unidade de Conservação Santo André, 26 de novembro de 2023 – Pé na areia, esporte, lazer, diversão e sustentabilidade. Assim foi a última edição do ano do Domingo no Pedroso, atividade promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) neste domingo (26) e que, desta vez, ainda contou com a entrega das obras de revitalização das quadras poliesportivas...

Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

23/11/2023: Parque do Pedroso ganha novas quadras poliesportivas e área de convivência neste domingo

Entrega ocorre durante o Domingo no Pedroso, que conta ainda com atividades ambientais e de lazer para toda a população Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe a última edição do ano do Domingo no Pedroso, neste próximo dia 26/11. Além das atividades de lazer e de educação ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também vai realizar a entrega das novas quadras poliesportivas,...

Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

15/11/2023: Importância do contato de crianças com a natureza é tema de minicurso do Semasa

Atividade gratuita ocorre em formato híbrido e tem vagas limitadas Santo André, 15 de novembro de 2023 – Reconhecendo os inúmeros benefícios que o contato com a natureza proporciona às pessoas, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental está com inscrições abertas para o minicurso “Bem me quer: Vivenciando a Natureza na Infância”. A formação é híbrida, conta com conteúdos on-line e um encontro presencial e ocorre...

Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

15/11/2023: Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

Ação integra o ProAr e ocorre até o fim da semana em diversos endereços da cidade Santo André, 15 de novembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), realiza mais uma etapa de atividades nesta semana. Começaram as blitze de fiscalização de fumaça preta em veículos a diesel que integram a frota circulante do município. As ações, conduzidas pela Fiscalização Ambiental, ocorrem ao longo...