01/06/2016 Coleta de resíduos de saúde em Santo André passa a ter controle eletrônico

Semasa começa a usar tablets para registrar quantidade de material infectante entregue por geradores

Santo André, 01 de junho de 2016 – A coleta de resíduos de saúde, ou infectantes, realizada pelo Semasa em Santo André passa a contar, a partir de hoje, com um sistema eletrônico de controle. Para isso, as equipes que fazem a coleta nos cerca de 1.000 geradores cadastrados na autarquia começam a sair às ruas com tablet e impressora. Com os equipamentos, será possível registrar eletronicamente a quantidade de material coletado, além de gerar e imprimir na hora o recibo para o usuário.

Ao coletar os resíduos de saúde, os agentes do Semasa devem registrar a quantidade e tamanho de sacos de lixo ou de caixas e entregar o recibo com as informações para o gerador. Isso porque o pagamento do serviço é realizado de acordo com a quantidade de resíduos gerados.

Até então, o procedimento era todo manual. As anotações feitas a caneta pelo coletor eram, depois, digitadas para uma planilha de controle por funcionários internos do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa.

“Agora, a informação registrada no tablet pelo coletor vai diretamente para o nosso sistema, evitando retrabalho com relação a digitação de informações, pois o procedimento era todo manual, evitando desta forma possíveis falhas de digitação. E também podemos liberar estes funcionários internos para outras tarefas”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Afonso Luís da Silva.
O usuário também ganha com a informação mais precisa sobre o resíduo que ele gerou. O recibo eletrônico registra, além do código e do nome do gerador, data, hora, veículo e motorista da coleta, quantidade de resíduos e em quais tipos de embalagens foram entregues.

Para contratar a coleta de resíduos infectantes do Semasa, o interessado deve fazer a solicitação pelo telefone 08004848115 ou em um posto de atendimento. Um agente da autarquia vai, então, até o estabelecimento gerador para dar as orientações sobre a disposição correta dos resíduos. Clínicas em geral, hospitais, farmácias e drogarias precisam contratar o serviço para ter o alvará da Vigilância Sanitária.

Atualmente, são geradas por mês cerca de 150 toneladas de resíduos de saúde em Santo André. O material segue para a incineração em Mauá.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...