23/05/2016 Semasa realiza melhorias no Piscinão da Vila América e fiscaliza construção de novo tanque no Homero Thon

Objetivo da autarquia é minimizar riscos de enchentes em ambos os bairros

Santo André, 23 de maio de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia nesta semana a execução de uma obra que vai aumentar a eficiência do Piscinão da Vila América, junto ao córrego Guarará, na Av. Capitão Mário Toledo de Camargo. O projeto prevê o reforço nas tubulações de esgotamento de água do piscinão, com a implantação de uma nova rede de 320 metros de extensão e 800 mm de diâmetro entre o tanque e o trecho do córrego ao lado do Atacadista Roldão, para onde a água será bombeada diretamente, com a ajuda de três bombas.

Além da obra de drenagem na Vila América, a cidade vai ganhar, em breve, um novo piscinão. Subterrâneo, o tanque com capacidade para 2.300 m³ de água foi construído pela Brookfield Incorporações, no bairro Homero Thon, por exigência do Semasa, como medida de compensação urbana pelas obras do complexo Atrium, que além do shopping inclui prédios comerciais e residenciais. Sobre o piscinão será construída uma praça e, em seu entorno, já foram implantadas novas redes de drenagem, água e esgoto. O Semasa também fiscaliza a obra, exigindo qualidade nos trabalhos e nos materiais empregados. A expectativa é que o novo equipamento entre em operação no próximo verão.

Vila América – Atualmente, a água que se acumula no piscinão Vila América em dias de chuva é lançada no Guarará, no trecho onde ele possui canalização fechada, ao lado do próprio tanque. Em dias de chuva muito intensa, quando o córrego já está cheio, a eficiência do atual bombeamento é baixa, provocando um tempo maior de acúmulo de água no tanque. Consequentemente, há a diminuição da capacidade de o equipamento receber água através da microdrenagem, além do transbordamento do córrego, que invade as pistas da avenida e as casas da Vila América.

Com a obra, que se inicia no dia 25 de maio, o objetivo é fazer com que o esgotamento do tanque também seja mais rápido: a nova tubulação vai permitir um aumento de vazão dos atuais 120 l/s para 720 l/s e o lançamento da água a 320 metros à frente do piscinão, sendo impossível o retorno da água para o bairro. Orçada em R$ 2,8 milhões, intervenção deve ser concluída em 180 dias, será realizada com equipe e recursos próprios do Semasa e conta com o apoio da comissão de moradores da Vila América.

Diálogo constante – Desde 2013, o Semasa tem dialogado com os moradores da Vila América, buscando chegar a um consenso sobre a intervenção mais adequada para reduzir os riscos de enchente na região. Já foram oito reuniões com os moradores, na busca pela melhor solução. “Esta é a proposta que a comissão de moradores sugeriu”, afirma William de Paiva, que há 18 anos mora no bairro.

A Vila América é atualmente um dos principais pontos críticos para alagamentos em Santo André. Ela foi construída na várzea e abaixo do nível do córrego Guarará e viu a incidência de enchentes aumentarem com a crescente impermeabilização da cidade. Por causa do problema, o bairro é monitorado constantemente pelo Semasa. O piscinão da região começou a operar em 2001, com capacidade para 3.000 m³ de água e, atualmente, possui duas câmeras de monitoramento 24 horas.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...