Semasa dá orientações para aumentar triagem e reciclagem e garantir trânsito bom e segurança de coletores
Santo André, 19 de maio de 2016 – A adesão de mais de 400 condomínios à Coleta Seletiva foi o tema da reunião que o Semasa realizou no último dia 4 de maio no Teatro Municipal. Compareceram 80 representantes, entre síndicos e administradores.
Os condomínios são um público importante para a coleta seletiva. De todos os resíduos da cidade, 17% vêm destes espaços. Só que, embora Santo André tenha 700 conjuntos, apenas 286 estão no programa. A maior adesão deve trazer melhoria significativa para a coleta seletiva, colaborando para o aumento dos índices de reciclagem da cidade e, consequentemente, na renda dos cooperados que trabalham na Central de Triagem de Resíduos Recicláveis.
Durante o encontro realizado no início do mês, além de apresentar o Programa de Coleta Seletiva aos representantes dos condomínios, houve espaço também para que os síndicos presentes pudessem tirar dúvidas e entender melhor as responsabilidades de todos: poder público e edifícios. Por exemplo, é preciso que o condomínio disponha de área para armazenar os resíduos antes da coleta, evitando problemas de trânsito ou de segurança.
Este e outros detalhes também foram abordados na cartilha educativa desenvolvida pelo Semasa e entregue aos participantes no dia do encontro. Além da publicação, que está disponível para consulta on-line no site da autarquia, os síndicos também puderam levar cartazes com dicas sobre a coleta, que podem ser afixados nas áreas comuns dos edifícios. O cartaz também está disponível para download no portal do Semasa.