07/05/2016 Totalmente reformada, Estação de Coleta Antonina ganha nova iluminação, piso e mais segurança

Santo André, 07 de maio de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entregou hoje, dia 7/5, mais um ecoponto reformado para a cidade: a Estação de Coleta Antonina, localizada na Rua Alemanha, no Jardim Santo Antônio. As obras foram iniciadas em março deste ano e compreenderam a construção de um novo cercamento com muro e​ gradil, guarita em alvenaria e uma nova área verde, bem como a concretagem do piso e a instalação de refletores fotovoltaicos e câmeras de segurança.

A Antonina é a 12º estação de coleta de Santo André a receber melhorias, que têm como objetivo aperfeiçoar a qualidade do atendimento ​aos usuários e também das condições de trabalho dos ​funcionários, além de ampliar o combate ao descarte irregular de resíduos na cidade. Cristine Bertuco de Souza e Elisangela da Silva Gomes são as zeladoras do ecoponto – responsáveis por receber os resíduos e atender os munícipes. Mesmo antes da reabertura ao público, a dupla já está empolgada com as mudanças. “A estação parece mais segura e organizada, não tem mais aquela sujeira e poeira constante e as placas para orientar a população estão novinhas e com informações claras. Além disso, está linda!”, comentou Cristine, que trabalha no ecoponto já há três anos.

A Antonina é considerada a estação de coleta mais movimentada de Santo André e, nos últimos três meses, recebeu uma média mensal de 163 toneladas de entulho e material de construção, 74 toneladas de madeira, 26 toneladas de material reciclável, 157 kilos de óleo e mais de 1000 lâmpadas. Cerca de 3.500 pessoas fizeram uso do espaço somente no mês de março de 2016. O casal Maria Lucia Tomé de Mello e José Carlos de Mello reside no Jardim Santo Antônio há mais de uma década e utiliza o ecoponto com frequência. “Aguardamos e acompanhamos essa reforma, por isso estamos aqui hoje, na reinauguração. A estação, organizada assim, vai ajudar a evitar o descarte em pontos irregulares e deixar o bairro da gente mais limpo e bonito”, disse José.

Durante a cerimônia de abertura, o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr, reforçou a importância desses ecopontos para o município. “Essa é uma política pública de qualidade, ainda pouco presente em outras cidades da região metropolitana. É um espaço completo, que permite aos andreenses o exercício da cidadania na hora do descarte de resíduos.” A Antonina fica aberta de domingo a domingo, das 8h às 19h, inclusive feriados.

O Prefeito Carlos Grana lembrou, em seu discurso, de outras intervenções do Semasa em prol da destinação correta de resíduos em Santo André. “A campanha de Coleta Seletiva do Semasa é um sucesso e já está dando resultados. A reforma das estações é mais uma das diversas ações em andamento.” A Estação de Coleta Paranapiacaba também está sendo reformada e será entregue em breve.

Atualmente o Semasa mantém em funcionamento 18 ​Estações de Coleta distribuída​s em toda a cidade. ​Os equipamentos​​ público​s​ ​oferecem serviço ​gratuito e estão disponíveis para que a população ​andreense ​possa ​realizar o descarte de ​diversos ​resíduos de forma ​ambientalmente correta e eficiente. ​Os ecopontos são importantes ferramentas no combate ​ao descarte irregular de ​resíduos sólidos do município. ​Mensalmente cerca de 20 mil ​usuários utilizam esse serviço disponibilizado pelo Semasa. Relação de endereço e ​período de funcionamento​ ​des​ses espaços está disponível no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).

Novo espaço verde – Após a apresentação do novo espaço ao público, um grupo de cerca de 20 Escoteiros Hongwanji, entre oito e 15 anos, participou do plantio de mudas e de uma oficina de artesanato a partir de matérias recicláveis. As atividades foram coordenadas pela equipe de Educação Ambiental do Semasa e têm como objetivo tornar o ecoponto reformado mais verde e agradável.

Mestre Tomio, responsável pela turma, comentou a importância de envolver os jovens neste tipo de atividade. “Práticas sustentáveis, sobre reaproveitamento de matéria e preservação do meio ambiente, fazem parte do roteiro de habilidades que eles pretendem adquirir. Por isso, é um orgulho e um prazer ajudar a reestruturar e tornar mais verde esse importante espaço da cidade.” Cerca de 20 mudas de guapuruvu, embaúba, ipê rosa, quaresmeira, pitangueira, cambuci e araçá foram plantadas.

IMG_7095
IMG_7161

IMG_7123

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...