Santo André, 07 de maio de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entregou hoje, dia 7/5, mais um ecoponto reformado para a cidade: a Estação de Coleta Antonina, localizada na Rua Alemanha, no Jardim Santo Antônio. As obras foram iniciadas em março deste ano e compreenderam a construção de um novo cercamento com muro e gradil, guarita em alvenaria e uma nova área verde, bem como a concretagem do piso e a instalação de refletores fotovoltaicos e câmeras de segurança.
A Antonina é a 12º estação de coleta de Santo André a receber melhorias, que têm como objetivo aperfeiçoar a qualidade do atendimento aos usuários e também das condições de trabalho dos funcionários, além de ampliar o combate ao descarte irregular de resíduos na cidade. Cristine Bertuco de Souza e Elisangela da Silva Gomes são as zeladoras do ecoponto – responsáveis por receber os resíduos e atender os munícipes. Mesmo antes da reabertura ao público, a dupla já está empolgada com as mudanças. “A estação parece mais segura e organizada, não tem mais aquela sujeira e poeira constante e as placas para orientar a população estão novinhas e com informações claras. Além disso, está linda!”, comentou Cristine, que trabalha no ecoponto já há três anos.
A Antonina é considerada a estação de coleta mais movimentada de Santo André e, nos últimos três meses, recebeu uma média mensal de 163 toneladas de entulho e material de construção, 74 toneladas de madeira, 26 toneladas de material reciclável, 157 kilos de óleo e mais de 1000 lâmpadas. Cerca de 3.500 pessoas fizeram uso do espaço somente no mês de março de 2016. O casal Maria Lucia Tomé de Mello e José Carlos de Mello reside no Jardim Santo Antônio há mais de uma década e utiliza o ecoponto com frequência. “Aguardamos e acompanhamos essa reforma, por isso estamos aqui hoje, na reinauguração. A estação, organizada assim, vai ajudar a evitar o descarte em pontos irregulares e deixar o bairro da gente mais limpo e bonito”, disse José.
Durante a cerimônia de abertura, o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr, reforçou a importância desses ecopontos para o município. “Essa é uma política pública de qualidade, ainda pouco presente em outras cidades da região metropolitana. É um espaço completo, que permite aos andreenses o exercício da cidadania na hora do descarte de resíduos.” A Antonina fica aberta de domingo a domingo, das 8h às 19h, inclusive feriados.
O Prefeito Carlos Grana lembrou, em seu discurso, de outras intervenções do Semasa em prol da destinação correta de resíduos em Santo André. “A campanha de Coleta Seletiva do Semasa é um sucesso e já está dando resultados. A reforma das estações é mais uma das diversas ações em andamento.” A Estação de Coleta Paranapiacaba também está sendo reformada e será entregue em breve.
Atualmente o Semasa mantém em funcionamento 18 Estações de Coleta distribuídas em toda a cidade. Os equipamentos públicos oferecem serviço gratuito e estão disponíveis para que a população andreense possa realizar o descarte de diversos resíduos de forma ambientalmente correta e eficiente. Os ecopontos são importantes ferramentas no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos do município. Mensalmente cerca de 20 mil usuários utilizam esse serviço disponibilizado pelo Semasa. Relação de endereço e período de funcionamento desses espaços está disponível no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).
Novo espaço verde – Após a apresentação do novo espaço ao público, um grupo de cerca de 20 Escoteiros Hongwanji, entre oito e 15 anos, participou do plantio de mudas e de uma oficina de artesanato a partir de matérias recicláveis. As atividades foram coordenadas pela equipe de Educação Ambiental do Semasa e têm como objetivo tornar o ecoponto reformado mais verde e agradável.
Mestre Tomio, responsável pela turma, comentou a importância de envolver os jovens neste tipo de atividade. “Práticas sustentáveis, sobre reaproveitamento de matéria e preservação do meio ambiente, fazem parte do roteiro de habilidades que eles pretendem adquirir. Por isso, é um orgulho e um prazer ajudar a reestruturar e tornar mais verde esse importante espaço da cidade.” Cerca de 20 mudas de guapuruvu, embaúba, ipê rosa, quaresmeira, pitangueira, cambuci e araçá foram plantadas.