06/05/2016 Síndicos e zeladores se engajam em Programa de Coleta Seletiva do Semasa

Cerca de 80 pessoas participaram de evento para discutir sobre a reciclagem em condomínios

Santo André, 6 de maio de 2016 – Santo André tem em seu território cerca de 700 condomínios, responsáveis pela produção estimada de 17% dos resíduos domiciliares. Apenas 286 destas copropriedades estão inscritas no Programa de Coleta Seletiva. Buscando reverter esse quadro, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou, na última quarta-feira (4/5), novo encontro com síndicos e administradores para falar sobre Coleta Seletiva.

Cerca de 80 pessoas participaram do evento. Na primeira reunião entre a autarquia e representantes de condomínios, em dezembro do ano passado, 50 pessoas compareceram. A ação fez parte da campanha ‘Nunca uma separação teve um final tão feliz’, iniciada em 2015, com a missão de ampliar o índice de reciclagem do município. Atualmente em 12%, o objetivo da cidade de Santo André é alcançar o índice de 20% nos próximos anos, percentual que já foi realidade entre 1996 e 2000.

“Para batermos nossa meta e reafirmarmos nosso pioneirismo, é fundamental que os condomínios participem da campanha e, para isso, o Semasa acredita no fortalecimento do diálogo entre as partes”, afirmou Sebastião Ney Vaz Jr., superintendente do Semasa, durante a abertura do encontro, que foi organizado com o apoio do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (Acigabc) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecisp).

A vice-prefeita Oswana Fameli lembrou a importância do encontro para fortalecer a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos. Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), os consumidores também são responsáveis pela redução de resíduos e rejeitos, visando diminuir o impacto à saúde e ao meio ambiente, e devem aderir à coleta seletiva quando implantada no município. “Ampliar a coleta seletiva é uma prioridade municipal e precisamos do apoio de todos. O Semasa e a Prefeitura se colocam, inclusive, à disposição dos condomínios que desejarem agendar uma reunião sobre o assunto com os moradores.”

Publicações – Receptivos à iniciativa, os síndicos e zeladores presentes puderam assistir a uma apresentação sobre a gestão de resíduos em Santo André e tirar dúvidas sobre o Programa de Coleta Seletiva da cidade. Também receberam uma cartilha e um cartaz, entre outras publicações desenvolvidas pelo Semasa, para orientação e disseminação da prática dentro dos condomínios.

Síndico do condomínio Blue Residence, na Vila Júlia, há cerca de um ano, Carlos Evangelista fez questão de comparecer. “Alguns moradores conhecem o trabalho do Semasa e já estavam questionando quando começaríamos a participar. Hoje, vim até aqui para tirar todas as nossas dúvidas e entender qual é a melhor forma de separar e descartar os resíduos em nosso condomínio.”

Selo Ambiental – Marcus Santaguita, presidente Acigabc e representante do Secovi, falou ainda sobre a criação de um ‘Selo Ambiental’ para os condomínios engajados com a coleta seletiva. “Queremos reconhecer aqueles que praticam esse e outros métodos sustentáveis, bem como estimular e auxiliar os condomínios que ainda encontram dificuldades.” O projeto está em fase de estudo pela Acigabc e pelo Semasa.

No site – O cartaz e a cartilha com dicas e orientações para uma coleta mais eficaz nos condomínios e edifícios, desenvolvidos pelo Semasa, estão disponíveis para download. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas ao endereço on-line coletacondominio@semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...