28/04/2016 Projeto de Compostagem em Escolas Públicas Municipais beneficia mais de 60 instituições de Santo André

Representantes das escolas participaram de encontros educativos; entrega dos equipamentos começou a ser feita este mês

Santo André, 28 de abril de 2016 – Uma parceria entre o Semasa e o Instituto Cresce Brasil (ICB) tornou possível, em meados de 2015, o início do Projeto de Compostagem em escolas públicas municipais de Santo André. Atualmente, 62 instituições estão participando do programa, que tem como objetivo contribuir com a coleta seletiva na cidade, demonstrar aos alunos os problemas que envolvem a geração de resíduos e apresentar à comunidade escolar alternativas viáveis para o tratamento do material orgânico.

No total, 100 composteiras foram adquiridas a partir da parceria, sendo 10 do tipo ecopedagógicas (feitas de plástico transparente que permitem a visualização do passo a passo do processo da compostagem) e 90 de plástico resistente e não transparente (para receber os resíduos orgânicos gerados na escola, como restos de alimentos não processados). O material resultante do processo é o adubo orgânico, que será utilizado em hortas ou jardins da própria escola.

As 20 escolas de Santo André integrantes do programa Mais Educação, do Governo Federal, foram priorizadas. As vagas remanescentes foram abertas, em agosto do ano passado, para outras EMEIEF’s interessadas, incluindo as creches do município. Quarenta e duas escolas se inscreveram.

Após a conclusão do período de inscrição, teve início o processo educativo. Realizado em parceria da Secretaria de Educação da prefeitura de Santo André, o primeiro roteiro de visitação foi concebido pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, a Diretoria de Resíduos Sólidos e a Gerência de Educação Ambiental do Semasa. Dividido em três etapas, contou com a participação de professores, diretores , coordenadores pedagógicos e membros de conselhos de escola.
Apelidado de “Roteiro da Coleta Seletiva”, foi composto por visitas ao Aterro Sanitário de Santo André, à Escola de Formação Ambiental Billings e ao Parque Escola. Nos três momentos, foram repassados aos participantes conteúdos sobre a gestão dos resíduos na cidade, como disposição final e coleta seletiva, assim como o funcionamento das composteiras e uso do composto na horta.

“Nosso objetivo é fazer com que as composteiras sejam recebidas pelas escolas como um importante instrumento pedagógico, e que seu uso seja inserido no cotidiano dos estudantes”, explica Afonso, Diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia. “Entendemos que, antes de falar sobre compostagem, é necessário abordar a questão da coleta seletiva de maneira mais abrangente, já que todas as escolas da cidade são beneficiadas por ela.”

Concluído o processo pedagógico, as escolas já estão, desde o início de abril, recebendo as composteiras. Agentes ambientais do Semasa entregarão em média cinco unidades por semana, de forma que, até o mês de junho, as 62 sejam entregues às unidades escolares.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...

Santo André expande Moeda Pet para o Núcleo Espírito Santo a partir desta quarta

14/03/2023: Santo André expande Moeda Pet para o Núcleo Espírito Santo a partir desta quarta

Troca será realizada em conjunto com o Moeda Verde Santo André 14 de março de 2023 – O programa Moeda Pet, realizado pela Prefeitura de Santo André, será expandido para mais uma comunidade a partir desta quarta-feira (15). Das 10h15 às 11h15, no Núcleo Espírito, os moradores poderão trocar garrafas plásticas por ração para cães e gatos. A ação ocorre de forma concomitante com a troca do Moeda Verde, iniciativa realizada por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...