26/04/2016 Plano Regional de Resíduos Sólidos preconiza mais estações de coleta e postos de entregas no ABC

Em série de audiências públicas, Consórcio apresentou plano hoje em Santo André

Santo André, 26 de abril de 2016 – Aumento do número de estações de coleta – também conhecidas como Ecopontos – e dos pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis para toda a região são algumas das propostas do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC. O plano foi apresentado hoje (26/4) no Anfiteatro Heleny Guariba, em Santo André, na série de audiências públicas marcadas pelo Consórcio Intermunicipal para as cidades da região. Nesta quarta (27), o plano será apresentado em São Bernardo.

Ele envolveu uma série de estudos desenvolvidos pela Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), por encomenda do Consórcio. Os professores doutores da fundação Elcires Pimenta Freire e Luciana Barreira foram os responsáveis pela apresentação de hoje, mediada pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..

Durante 40 minutos eles expuseram propostas que têm por objetivo adequar as gestões municipais à Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que tentam resolver alguns problemas em comum das cidades do ABC – por exemplo: qual será a destinação final de nossos resíduos sólidos quando os dois aterros da região já não tiverem mais condições de funcionamento?

A resposta está no incentivo ao reaproveitamento e à reciclagem dos resíduos, quer pela comunicação com os moradores, quer pela gestão do processo produtivo dos resíduos desde o momento em que são descartados pelos consumidores. Papel fundamental neste processo têm os catadores, que produzem mais e oferecem um melhor serviço ambiental às cidades quando organizados em cooperativas, apoiadas pelo Poder Público.

As propostas foram adaptadas de acordo com a realidade de cada cidade – levando em consideração, por exemplo, as necessidades que seis dos sete municípios têm em relação a suas áreas de mananciais. “Trata-se de, respeitando as características de cada um dos municípios, criar uma política regional com a qual as cidades possam avançar como um todo”, disse Pimenta.

Também foram traçadas metas a serem cumpridas nos próximos 30 anos. O plano, assim, será um instrumento de informações e de gestão para as atuais e também as próximas administrações do Grande ABC.

A versão-síntese para consulta do plano está em http://www.consorcioabc.sp.gov.br/noticias/2016/4/plano-regional-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...