Em série de audiências públicas, Consórcio apresentou plano hoje em Santo André
Santo André, 26 de abril de 2016 – Aumento do número de estações de coleta – também conhecidas como Ecopontos – e dos pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis para toda a região são algumas das propostas do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC. O plano foi apresentado hoje (26/4) no Anfiteatro Heleny Guariba, em Santo André, na série de audiências públicas marcadas pelo Consórcio Intermunicipal para as cidades da região. Nesta quarta (27), o plano será apresentado em São Bernardo.
Ele envolveu uma série de estudos desenvolvidos pela Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), por encomenda do Consórcio. Os professores doutores da fundação Elcires Pimenta Freire e Luciana Barreira foram os responsáveis pela apresentação de hoje, mediada pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..
Durante 40 minutos eles expuseram propostas que têm por objetivo adequar as gestões municipais à Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que tentam resolver alguns problemas em comum das cidades do ABC – por exemplo: qual será a destinação final de nossos resíduos sólidos quando os dois aterros da região já não tiverem mais condições de funcionamento?
A resposta está no incentivo ao reaproveitamento e à reciclagem dos resíduos, quer pela comunicação com os moradores, quer pela gestão do processo produtivo dos resíduos desde o momento em que são descartados pelos consumidores. Papel fundamental neste processo têm os catadores, que produzem mais e oferecem um melhor serviço ambiental às cidades quando organizados em cooperativas, apoiadas pelo Poder Público.
As propostas foram adaptadas de acordo com a realidade de cada cidade – levando em consideração, por exemplo, as necessidades que seis dos sete municípios têm em relação a suas áreas de mananciais. “Trata-se de, respeitando as características de cada um dos municípios, criar uma política regional com a qual as cidades possam avançar como um todo”, disse Pimenta.
Também foram traçadas metas a serem cumpridas nos próximos 30 anos. O plano, assim, será um instrumento de informações e de gestão para as atuais e também as próximas administrações do Grande ABC.
A versão-síntese para consulta do plano está em http://www.consorcioabc.sp.gov.br/noticias/2016/4/plano-regional-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos.