20/04/2016 Parceria entre Semasa e UFABC permite estudos na área de saneamento ambiental

Protocolo de Intenções foi assinado hoje pelas instituições

Santo André, 20 de abril de 2016 – Protocolo de Intenções firmado hoje entre o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a UFABC (Universidade Federal do ABC) permite uma ampla cooperação entre as diversas áreas de mútuo interesse das instituições.

Com o acordo será possível buscar, através de projetos de pesquisa conjuntos, eventos científicos e intercâmbio de informações, ações e medidas que melhorem a qualidade ambiental não apenas de Santo André.

O documento foi assinado pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e pelo vice-reitor da UFABC, professor doutor Dácio Roberto Matheus. Na cerimônia, os dois destacaram a importância que a parceria terá ao aproximar a universidade do trabalho diário com o saneamento ambiental realizado pelo Semasa.

“Nós sempre falamos que a universidade está afastada da comunidade, mas fazemos muito pouco por esta aproximação. Este protocolo muda isso”, afirmou Ney Vaz. “O Semasa tem todas as condições técnicas para contribuir com a universidade. Temos muita coisa a oferecer, mas também a receber”, disse o superintendente da autarquia.

Desafio – O vice-reitor lembrou a importância da relação da universidade com a comunidade. “Nosso desafio é como relacionar o saber produzido na universidade com a prática e a lida da sociedade. Temos na universidade muitas respostas esperando perguntas. E, às vezes, as perguntas mais interessantes estão fora da universidade.”

Matheus ainda afirmou que as experiências do Semasa podem, através da parceria com a universidade, ser expandidas para além de Santo André.

Entre áreas da UFABC que podem formalizar projetos com o Semasa estão, por exemplo, Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Energia, Ciências Biológicas e Química.

Ney Vaz e Matheus lembraram que, antes mesmo do protocolo, já há parceria em andamento desenvolvidas pelas instituições. “É mais do que uma intenção, porque já começamos com ações em andamento”, afirmou o vice-reitor. A análise do potencial de energia gerado pelos resíduos de Santo André é um deles. Outro programa de estudo já em desenvolvimento diz respeito aos riscos urbanos, através da Defesa Civil.

Os objetivos do Protocolo de Intenções serão desenvolvidos através de Planos de Trabalho, formalizados por meio de Termos de Colaboração Técnico-Científico. Os Termos deverão conter objeto, cronograma e forma de execução, direitos e obrigações dos participantes, além de orçamento e outros dados pertinentes.
Os recursos necessários para o cumprimento das ações e a forma de financiamento serão definidos caso a caso, de acordo com o objeto de cada Termo de Colaboração. O Protocolo de Intenções terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por, no máximo, 60 meses.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...