15/04/2016 Santo André é recertificada Município VerdeAzul

Santo André, 15 de abril de 2016 – Santo André conquistou mais um certificado do Programa Município VerdeAzul. Com 80,87 pontos, a cidade ficou em 100º lugar no ranking estadual 2015, e foi a primeira colocada dentre os 32 municípios da Bacia do Alto Tietê. 

Os resultados finais do Programa VerdeAzul referentes ao desempenho das cidades durante 2015 foram divulgados no mês de março. Das dez diretivas, que são os temas abordados pelo programa, Santo André alcançou nota máxima em três: Educação Ambiental, Gestão das Águas e Qualidade do Ar.

As atividades educativas em área urbana e de manancial e a promulgação da Política Municipal de Educação Ambiental foram fundamentais para o destaque na diretiva Educação Ambiental. Em Gestão das Águas, as principais ações foram as de proteção aos mananciais, drenagem urbana, conscientização e controle de perdas de água pelo poder público.

Já em Qualidade do Ar, as aferições na frota de veículos a diesel da Prefeitura e da autarquia, em parceria com a Petrobras, foram um diferencial. O  ProAr (Programa da Qualidade do Ar de Santo André), desenvolvido pelo Semasa também com apoio da estatal, avaliou automóveis a diesel dos munícipes em vias movimentadas. A ação também  foi importante para conscientizar motoristas.

O Programa Município VerdeAzul é realizado pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente desde 2007, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da Gestão Ambiental dos municípios. As ações que compõem as dez diretivas são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Em 2015, 120 cidades foram certificados e Novo Horizonte, que fica na região de São José do Rio Preto, liderou o ranking estadual.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...