Santo André, 15 de abril de 2016 – Santo André conquistou mais um certificado do Programa Município VerdeAzul. Com 80,87 pontos, a cidade ficou em 100º lugar no ranking estadual 2015, e foi a primeira colocada dentre os 32 municípios da Bacia do Alto Tietê.
Os resultados finais do Programa VerdeAzul referentes ao desempenho das cidades durante 2015 foram divulgados no mês de março. Das dez diretivas, que são os temas abordados pelo programa, Santo André alcançou nota máxima em três: Educação Ambiental, Gestão das Águas e Qualidade do Ar.
As atividades educativas em área urbana e de manancial e a promulgação da Política Municipal de Educação Ambiental foram fundamentais para o destaque na diretiva Educação Ambiental. Em Gestão das Águas, as principais ações foram as de proteção aos mananciais, drenagem urbana, conscientização e controle de perdas de água pelo poder público.
Já em Qualidade do Ar, as aferições na frota de veículos a diesel da Prefeitura e da autarquia, em parceria com a Petrobras, foram um diferencial. O ProAr (Programa da Qualidade do Ar de Santo André), desenvolvido pelo Semasa também com apoio da estatal, avaliou automóveis a diesel dos munícipes em vias movimentadas. A ação também foi importante para conscientizar motoristas.
O Programa Município VerdeAzul é realizado pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente desde 2007, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da Gestão Ambiental dos municípios. As ações que compõem as dez diretivas são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Em 2015, 120 cidades foram certificados e Novo Horizonte, que fica na região de São José do Rio Preto, liderou o ranking estadual.