Santo André, 11 de abril de 2016 – O Semasa informa que nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2016 (sexta-feira, sábado e domingo respectivamente) a cidade de Santo André recebeu as seguintes quantidades médias de água, por parte da Sabesp:
08 de abril
- Sistema Rio Grande (Billings): 1,05 m³/s
- Sistema Rio Claro: 1,17 m³/s
- Média total: 2,22 m³/s
09 de abril
- Sistema Rio Grande (Billings): 1,02 m³/s
- Sistema Rio Claro: 1,57 m³/s
- Média total: 2,59 m³/s
10 de abril
- Sistema Rio Grande (Billings): 0,99 m³/s
- Sistema Rio Claro: 1,17 m³/s
- Média total: 2,16 m³/s
Finais de semana e feriados: Salientamos que, em datas especiais, as informações serão disponibilizadas e enviadas no dia útil imediatamente posterior.
Abastecimento: Dois sistemas são responsáveis pelo abastecimento da cidade: Rio Claro, responsável por 30%, e Rio Grande (Billings), responsável por 70%. Santo André compra 95% de sua água da Sabesp. O município possui mais de 700 mil habitantes e recebia o necessário para abastecer a cidade de maneira equilibrada – cerca de 2.300 litros de água por segundo (2,3 m³/s). Em julho de 2015 ficou acordado, entre Santo André e Sabesp, o envio de cerca de 1.750 litros por segundo (1,75 m³/s) – porém, a vazão não é linear durante as 24 horas do dia e, nos horários de maior consumo, o envio da água na maioria das vezes está abaixo do acordado. Todos os dias, o Semasa realiza manobras operacionais para manter o abastecimento dos setores em pelo menos um período do dia, de forma a amenizar as deficiências que tem ocorrido e tentando melhorar a regularidade do fornecimento de água.