Ação foi destaque no jornal SPTV 1ª Edição no dia 31/3. Clique aqui para assistir (a partir dos 10’45”). Limpeza desses locais consome R$ 550 mil mensais, o suficiente construir 5 estações de coleta por mês.
Santo André, 31 de março de 2016 – Quase 500 toneladas de resíduos foram retiradas da Rua Comendador Júlio Pignatari, ao lado do Terminal Utinga, no primeiro trimestre deste ano. O local é um dos pontos de descarte irregular de resíduos combatidos pelo Semasa em Santo André. Hoje cedo, a área foi novamente limpa e revitalizada durante uma ação que levou à região um mutirão de limpeza, saúde e cidadania. O evento foi uma parceria do Semasa e da Prefeitura com o projeto Catadores Saudáveis.
Desde 2013, várias medidas adotadas pelo Semasa conseguiram reduzir em 26% o número de pontos de descarte irregular na cidade. Em 2013, eram 136 locais e, hoje, são 100. Juntos, eles consomem R$ 550 mil mensais para a sua limpeza, dinheiro que seria suficiente para instalar 5.500 papeleiras novas na cidade. Também seria possível construir cinco estações de coleta de recicláveis todo mês com este recurso. Hoje, Santo André tem 18 estações.
Para garantir que a Júlio Pignatari continuará limpa, o muro que margeia o ponto ganhará pinturas em grafite do Coletivo Nasa, que reúne grafiteiros, e a calçada será reconstruída. O Semasa ainda orientou os moradores do Núcleo dos Ciganos – que fica ao lado da via – sobre a importância do descarte correto do lixo. A comunidade conta com coleta porta a porta três vezes por semana e precisa combater quem descarta o lixo ilegalmente no local.
Catadores Saudáveis – Os catadores de rua também tiveram uma atenção especial durante o mutirão: integrantes do Coletivo Nasa, que realizam o projeto Catadores Saudáveis, consertaram e pintaram vários carrinhos enquanto seus donos participavam de uma aula de educação ambiental oferecida pelos agentes do Semasa.
Durante o mutirão, todos os moradores da região ainda receberam orientações sobre saúde, meio ambiente e cidadania. Houve, por exemplo, medição de pressão, vacinação de animais, exposições sobre o aterro sanitário e também sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
“Com essa ação, temos a esperança que não haverá mais acúmulo de lixo neste ponto”, afirmou a líder comunitária Rose da Silva, presidente da associação de moradores local.
Outras medidas – A ação do Semasa em Utinga se insere em uma série de medidas que a autarquia tem adotado para a redução dos pontos de descarte irregular. Entre elas está o trabalho desenvolvido na rua das Minas, no Sítio dos Vianas, que teve a calçada reconstruída e recebeu mudas de árvores nativas para garantir a sua revitalização.
Outra ação é a ampliação do horário de funcionamento das estações de coleta de recicláveis, que recebem entulho e outros resíduos volumosos. Já são 11 na cidade que operam de domingo a domingo, das 8h às 19h, incluindo a Estação de Coleta Sacadura Cabral, que começa funcionar em horário ampliado amanhã (dia 1º).