09/12/2015 Encontro reúne mais de 50 condomínios e estimula a melhoria da Coleta Seletiva na cidade

Santo André, 9 de dezembro de 2015 – Mais de 50 representantes de condomínios de Santo André participaram ontem de um encontro organizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) para dialogar sobre a Coleta Seletiva no município. O objetivo da reunião foi dar continuidade às ações de mobilização e conscientização dos moradores da cidade em torno do assunto e, assim, incentivar ainda mais a correta separação dos resíduos secos e úmidos.

0094

O diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, apresentou os desafios que a cidade enfrenta em relação à destinação de resíduos e a meta de alcançar até o ano que vem 20% de reciclagem.

Já os administradores, síndicos e zeladores puderam expor os problemas que enfrentam para conseguir realizar nos seus prédios a Coleta Seletiva de forma adequada. Eles apontaram dificuldades que vão desde a adesão dos condôminos à Coleta Seletiva até a definição do melhor local para dispor os resíduos internamente.

Durante o diálogo, várias propostas foram feitas pelos participantes, todas com o objetivo de melhorar a Coleta Seletiva dentro dos condomínios e, assim, ampliar a separação correta dos resíduos.

“A participação no encontro superou nossas expectativas. Todos estavam bem interessados e dispostos a participar”, disse o diretor.

Estavam presentes 52 representantes de condomínios (alguns administradores de mais de um condomínio) de diversos tamanhos e bairros da cidade, como Jardim e Campestre, Vila Bastos, Vila Guarani e Jardim do Estádio, entre outros.

O próximo passo do Semasa é desenvolver e distribuir uma cartilha específica para orientar os moradores dos condomínios sobre a melhor forma de fazer a separação dos resíduos. Além disto, pelas dúvidas e discussões, o Semasa verificará a possibilidade de criar grupos ou categorias de condomínios para melhor orientar síndicos, moradores e administradores e, inclusive, estudar o redirecionamento da Coleta Seletiva em alguns dos setores.

Vale lembrar que Santo André tem cerca de 700 condomínios e apenas 286 são inscritos no Programa de Coleta Seletiva. Os administradores que não participaram da reunião de ontem e estão interessados devem entrar em contado pelo e-mail coletacondominio@semasa.sp.gov.br, ligar para a Central de Atendimento ou ir um dos cinco postos de atendimento do Semasa. Baixe aqui o cartaz que foi desenvolvido especialmente sobre o tema, com dicas para uma coleta mais eficaz.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...