06/12/2015 Pista de caminhada vira orgulho dos moradores da região do Guaixaya

Santo André, 6 de dezembro de 2015 – Uma nova pista de caminhada ajardinada, com 500 metros de extensão ao longo do córrego Guaixaya, é o novo orgulho dos moradores da avenida das Nações. A obra foi entregue oficialmente à população hoje pela manhã, juntamente com a segunda etapa de canalização do córrego, que fica na avenida das Nações, no Parque Novo Oratório.

DSC03459

Pista de caminha é ladeada por jardim e cercas

“Eu me sinto privilegiada. Esta canalização melhorou muito a avenida. E eu já estou aproveitando e caminhando duas vezes por dia nesta pista nova. Fui a primeira a pisar nela quando a obra terminou”, disse a aposentada Antonia Rodrigues Garcia, que mora na avenida das Nações desde a década de 1950.

DSC03498

Antonia caminha duas vezes por dia na pista

Segundo trecho – A canalização do Guaixaya entre as ruas Estônia/América do Sul e Jorge Beretta/Eduardo Prado, com o 700 metros de extensão, foi o segundo trecho da obra entregue pelo prefeito Carlos Grana. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a canalização total terá 1.550 metros de extensão e termina em 2016. O primeiro trecho, inaugurado em abril, compreendeu outros 700 metros, entre o córrego Oratório e as ruas América do Sul/Estônia.

Além da pista de caminhada ladeada por mudas de árvores, o trecho ganhou novas faixas de rolamento na avenida das Nações, com asfaltamento, e passarela metálica para pedestres com piso adaptado para cadeirantes.

Já a pista de caminhada, além do jardim, recebeu cercas metálicas dos dois lados, o que dá mais segurança aos pedestres. Originalmente, o equipamento não estava no projeto da obra. A ideia, porém, surgiu durante a canalização, quando a equipe técnica do Semasa percebeu que havia espaço suficiente e conseguiu os recursos para implantá-la.

Os moradores contaram que estão atentos à preservação e manutenção das benfeitorias implementadas no local. “Eu moro aqui há 40 anos e nunca tivemos isso. As casas sempre enchiam quando chovia. Agora, após a obra, este córrego está a coisa mais linda do mundo. Mas ainda tem quem jogue lixo, acredita? Por isso, se vejo algum lixo, já tiro ou aviso sobre problema. Virei fiscal do córrego”, afirma a dona de casa Marlene Ramos.

DSC03482

Marlene é “fiscal do córrego”

Maior obra contra enchentes – A canalização do córrego Guaixaya é a maior obra contra enchentes em execução em Santo André atualmente. As intervenções têm o objetivo de melhorar o escoamento de água e diminuir a incidência de cheias na região.

O projeto consiste na ampliação da calha e na recuperação hidráulica de 1.550 metros do córrego, entre a rua Eduardo Prado e o córrego Oratório. A qualidade da água do córrego também tem sido monitorada pelo Semasa, que faz um trabalho na região para eliminar os lançamentos irregulares de esgoto no curso d’água. Os resultados já podem ser observados no local, com uma água já mais límpida. “Esta é uma obra de qualidade. Eu me lembro quando vim aqui antes do início da obra, em 2013, o córrego estava desbarrancando. Agora, até a água está mais limpa”, afirmou o prefeito Carlos Grana durante a entrega do trecho aos moradores.

As intervenções beneficiam diretamente cerca de 160 mil moradores dos bairros Parque Erasmo Assunção, Parque Oratório e Parque Novo Oratório. Indiretamente, o benefício da obra é bem maior, principalmente para o tráfego de veículos. Financiada pela Caixa Econômica Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e contrapartidas do Semasa, a obra terá investimentos na ordem de R$ 34 milhões.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...

Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

02/02/2024: Prefeito da cidade de João Ramalho conhece programa Moeda Verde

Município do interior de São Paulo já é o segundo deste ano a se interessar pela iniciativa andreense Santo André, 1º de fevereiro de 2024 – O programa Moeda Verde segue conquistando os olhares e as atenções dos gestores públicos do Estado. Nesta quinta-feira (1º), representantes da cidade de João Ramalho estiveram em Santo André para conhecer de perto a iniciativa andreense que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrútis, contribuindo para a limpeza do município, o bem-estar e qualidade...