27/10/2015 S. André produz e utiliza cerca de 1,2 milhão de litros de água de reúso por mês

Santo André, 27 de outubro de 2015 – Com o objetivo de poupar água frente à escassez enfrentada em toda a região metropolitana, Santo André tornou-se, recentemente, autossuficiente na produção da água de reúso utilizada no município. Entre janeiro e setembro, a autarquia já utilizou quase 12 milhões de litros de água de reúso própria – ou 1,2 milhão de litros por mês.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) deixou de comprar o recurso da Sabesp ainda no início de 2015, quando passou a produzi-lo na Área Operacional Guarará a partir da captação de águas pluviais, após instalação de novas calhas nos prédios da unidade e a construção de um tanque com capacidade de 62 mil litros para reservação. Quando este tanque atinge a sua capacidade, a água é bombeada para os reservatórios de armazenamento. Atualmente a autarquia conta com um espaço de 170 mil litros de reservação.

O Semasa também construiu um reservatório, com capacidade para 120 mil litros, para armazenar a água utilizada na lavagem dos filtros da ETA Guarará. Essa água é, em geral, enviada de volta para a Estação, onde passa por tratamento para tornar-se potável e, assim, ser distribuída para consumo. Mas, em caso de necessidade, o Semasa pode utilizar essa água no reúso. Ou seja, mesmo em períodos sem chuva, existe a produção de água de reúso. No total, a ETA possui quatro filtros, sendo que são lavados dois filtros por dia.

Mina e ar-condicionado – Outra fonte de água de reúso vem de uma mina, localizada no pátio da unidade, que está gerando mais 15 mil litros/dia. A ideia, na área Operacional Guarará do Semasa, é aproveitar ao máximo fontes alternativas, e isso vale até para as gotas que saem dos aparelhos de ar-condicionado: coletadas, ela geram para o reúso 30 litros de água por dia.

O Semasa utiliza o recurso para lavagem de vias das áreas operacionais, desobstrução de redes de esgoto, drenagem e galerias de águas pluviais, além da limpeza das estações elevatórias de esgoto. A Prefeitura de Santo André faz uso desta água para os serviços executados pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (rega de praças e jardins).

Apesar de iniciar a sua produção própria de água de reúso recentemente, o Semasa já utiliza o recurso há 12 anos, sendo pioneiro na região do Grande ABC.

Campanha – A terceira fase da campanha de economia de água do Semasa teve início este mês. Como o mote “A vida sem água fica impossível”, tem como objetivo sensibilizar os moradores mostrando que todas as atividades humanas dependem do recurso. Desde o seu lançamento, em novembro de 2013, a redução do consumo de água em Santo André superou os 26%. Mas, apesar da resposta positiva dos andreenses, os desafios serão ainda maiores no verão, quando o consumo aumenta em média 30%. A nova fase da campanha trabalhará com peças publicitárias em formatos diversos, tanto em jornais e revistas de circulação regional, quanto em sites, e em materiais nos postos de atendimento da autarquia. Futuramente, a divulgação também será realizada por meio de outdoors e busdoor.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

24/03/2023: Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro

Santo André apreende equipamentos de som de quatro bares do Centro Estabelecimentos foram autuados repetidas vezes pela Fiscalização Ambiental do Semasa por excesso de ruído Santo André – 24 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou operação na manhã desta sexta-feira (24) para apreender equipamentos e caixas de som de quatro bares da região do Centro de Santo André. A ação contou com apoio da Guarda Civil...

Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

23/03/2023: Santo André tem a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do Estado de São Paulo

Aterro Sanitário administrado pelo Semasa também é um dos melhores equipamentos públicos da Região Metropolitana Santo André, 18 de março de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André é a melhor do Estado de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com nota 9,38, a avaliação estadual classifica os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento...

Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

21/03/2023: Operação de combate ao barulho em Santo André autua 28 estabelecimentos no final de semana

Ações do Semasa ocorreram em parceria com a GCM e a PM Santo André, 21 de março de 2023 – A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nova operação neste último final de semana (dias 17 e 18/3) para combater os problemas de poluição sonora na cidade e autuou 28 estabelecimentos por ruído excessivo. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, efetuando vistorias em 15 bairros:...

Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

17/03/2023: Estação de Coleta no Jardim Ana Maria elimina ponto de descarte de lixo existente há 15 anos

Semasa chegou a gastar mais de R$ 100 mil por ano com serviços de limpeza na Avenida Cândido Camargo Santo André, 17 de março de 2023 – Passados seis meses desde a abertura da Estação de Coleta Ana Maria, no Jardim Ana Maria, em Santo André, o ecoponto sanou um problema antigo: o ponto de descarte irregular de resíduos que existia há mais de 15 anos na Avenida Cândido Camargo, no próprio terreno onde foi construído o equipamento. Morador...