06/10/2015 Nova fase da campanha do Semasa associa água e vida

Santo André, 05 de outubro de 2015 – “A vida sem água fica impossível”. Com esse mote, de forma clara e objetiva, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) dá início, neste mês, à terceira fase da campanha de economia de água da cidade. A proposta é sensibilizar os moradores mostrando que sem água nenhuma forma de vida é possível, pois todas as atividades humanas – das mais básicas para a higiene pessoal aos mais complexos processos produtivos – dependem da água.

Desde 2013, antes da própria crise hídrica ser oficializada pelo Governo Estadual, a autarquia andreense vem investindo em campanhas pelo uso consciente deste recurso natural tão importante. Em julho deste ano, Santo André passou a receber menos água por parte da Sabesp. A vazão de 1.750 l/s foi acordada junto ao Semasa, no entanto, este volume não é suficiente para abastecer a cidade, que precisa de, no mínimo 2.000 l/s.

O Semasa tem feito obras localizadas e manobras no sistema para deixar o abastecimento o mais equilibrado possível para todos os moradores da cidade, fornecendo água em pelo menos um período por dia. Mas há períodos do dia em que a vazão média de 1.750 l/s também não é enviada pela Sabesp, o que provoca intermitências impossíveis de serem previstas. Desde o lançamento da campanha, em novembro de 2013, a redução do consumo de água em Santo André superou os 26%.

Apesar de contar com uma resposta positiva dos andreenses quanto à economia, os desafios serão ainda maiores no verão, quando o consumo aumenta em média 30%. Tal cenário pode levar o Semasa a adotar o rodízio, uma solução complexa do ponto de vista técnico.

Divulgação – A nova fase da campanha do Semasa trabalhará as peças publicitárias em formatos diversos, tanto em jornais e revistas de circulação regional, quanto em sites, e em materiais nos postos de atendimento da autarquia. Em um segundo momento, a divulgação também será realizada por meio de outdoors e busdoor.

Dicas de economia – No site do Semasa a população pode conferir diversas dicas sobre o uso consciente, inclusive com informações sobre aproveitamento de água de chuva, água de lençóis freáticos e economia de água em condomínios.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...