06/10/2015 Nova fase da campanha do Semasa associa água e vida

Santo André, 05 de outubro de 2015 – “A vida sem água fica impossível”. Com esse mote, de forma clara e objetiva, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) dá início, neste mês, à terceira fase da campanha de economia de água da cidade. A proposta é sensibilizar os moradores mostrando que sem água nenhuma forma de vida é possível, pois todas as atividades humanas – das mais básicas para a higiene pessoal aos mais complexos processos produtivos – dependem da água.

Desde 2013, antes da própria crise hídrica ser oficializada pelo Governo Estadual, a autarquia andreense vem investindo em campanhas pelo uso consciente deste recurso natural tão importante. Em julho deste ano, Santo André passou a receber menos água por parte da Sabesp. A vazão de 1.750 l/s foi acordada junto ao Semasa, no entanto, este volume não é suficiente para abastecer a cidade, que precisa de, no mínimo 2.000 l/s.

O Semasa tem feito obras localizadas e manobras no sistema para deixar o abastecimento o mais equilibrado possível para todos os moradores da cidade, fornecendo água em pelo menos um período por dia. Mas há períodos do dia em que a vazão média de 1.750 l/s também não é enviada pela Sabesp, o que provoca intermitências impossíveis de serem previstas. Desde o lançamento da campanha, em novembro de 2013, a redução do consumo de água em Santo André superou os 26%.

Apesar de contar com uma resposta positiva dos andreenses quanto à economia, os desafios serão ainda maiores no verão, quando o consumo aumenta em média 30%. Tal cenário pode levar o Semasa a adotar o rodízio, uma solução complexa do ponto de vista técnico.

Divulgação – A nova fase da campanha do Semasa trabalhará as peças publicitárias em formatos diversos, tanto em jornais e revistas de circulação regional, quanto em sites, e em materiais nos postos de atendimento da autarquia. Em um segundo momento, a divulgação também será realizada por meio de outdoors e busdoor.

Dicas de economia – No site do Semasa a população pode conferir diversas dicas sobre o uso consciente, inclusive com informações sobre aproveitamento de água de chuva, água de lençóis freáticos e economia de água em condomínios.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...