22/09/2015 Semasa encaminha livros deixados nas Estações de Coleta para biblioteca

Santo André, 22 de setembro de 2015 – O Semasa encaminhou este mês para a Biblioteca Nair Lacerda, que fica no Paço Municipal, 635 exemplares de livros em boas condições. São publicações descartadas nas estações de coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entre julho e agosto.

Em média, as estações recebem 350 livros por mês e os exemplares em boas condições são sempre doados a Nair Lacerda, onde há uma triagem do material e direcionamento para outras bibliotecas municipais ou projetos, como o Vai com Livro, da Secretaria de Cultura e Turismo, que promove a doação de livros na cidade.

Espalhadas em vários pontos da cidade, as 18 Estações de Coleta do Semasa recebem materiais volumosos e recicláveis de vários tipos. Mas muitos dos materiais que chegam às estações estão em bom estado de conservação e podem ser reaproveitados. É o caso dos livros, que seguem para as bibliotecas desde 2013, por iniciativa do Semasa.

“Antes, os livros eram prensados pelas cooperativas de reciclagem e vendidos como papel. Mas quando assumimos e vimos que eram publicações em bom estado, percebemos que vendê-los como papel era um desperdício e decidimos buscar alternativas para eles”, conta Edi Ferreira dos Santos, diretor de Resíduos Sólidos do Semasa.

O diretor destaca que os ecopontos recebem, inclusive, livros ainda embalados em plástico. “Creio que a pessoa que faz este descarte imagina que o livro terá um destino mais nobre. E é isso que estamos fazendo: possibilitamos que ele seja reaproveitado por outro leitor.”

Vale sempre lembrar que livros usados, desde que estejam completos e em boas condições, podem ser doados diretamente na biblioteca municipal.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...

Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

22/05/2024: Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

Evento do Semasa visa estimular a criatividade e contato das crianças com a natureza Santo André, 22 de maio de 2024 – A equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove no próximo domingo (26) uma agenda cheia de atividades e brincadeiras em celebração à Semana Mundial do Brincar. O evento ocorrerá no Parque do Pedroso, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e terá contação...