21/09/2015 Córregos Cassaquera, Maurício de Medeiros e Tijuco Preto ganham câmera de monitoramento

Santo André, 21 de setembro de 2015 – Mais três córregos da cidade vão passar a ter o seu nível monitorado on-line, através do site do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). O serviço, já disponibilizado pela autarquia em outros sete locais, vai ganhar o acréscimo das câmeras nos córregos Cassaquera, Maurício de Medeiros e Tijuco Preto.

As câmeras já estão em funcionamento e foram disponibilizadas pelo Departamento de Manutenção e Operação da autarquia. No córrego Cassaquera, o equipamento está instalado no córrego no encontro das ruas Luis Armstrong e Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no Centreville. Já o córrego Maurício de Medeiros terá duas câmeras, no ponto sobre a ponte Ardille Bachi, que permitirão visão à jusante e à montante. Já pela câmera no córrego Tijuco Preto será possível acompanhar possíveis alagamentos na avenida Capuava, próximo à Pirelli.

Os equipamentos servirão para monitorar o comportamento hidráulico dos cursos d’água pelas equipes de Drenagem e de Defesa Civil do município, além de permitir verificar mais facilmente possíveis áreas de alagamento da região, ou que necessitem de manutenção corretiva ou preventiva.

Com as novas câmeras, o Semasa passa a contar com onze videomonitoramentos. No site, já era possível visualizar o rio Tamanduateí (na altura da Rhodia, da avenida Sorocaba e da Craisa), os córregos Guarará, Meninos, Guaixaya e os piscinões Vila América e Santa Terezinha.

Ainda este ano, o Semasa pretende instalar e deixar em funcionamento mais uma câmera, desta vez na Vila Palmares (entre as ruas Simão de Lima e Lauro Gomes), contemplando um segundo ponto do Córrego dos Meninos.

O link, que já pode ser acessado na home do site, apresenta as imagens destes locais atualizadas a cada dez segundos, com alternância de visualização das câmeras em alguns momentos. Os motoristas podem acessar o conteúdo também de celulares e smartphones e saber a real condição destas vias, evitando assim caminhos que possam ter sido atingidos por enchentes.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...