18/09/2015 Obras no córrego Guaixaya melhoraram qualidade da água do curso d’água

Santo André, 18 de setembro de 2015 – As obras de canalização e recuperação do córrego Guaixaya, na Avenida das Nações, estão trazendo mais segurança e qualidade ambiental para os moradores do bairro e para todos que trafegam na via. Isso é nítido e visto por todos, mas o que pouca gente talvez se atente é para a mudança na qualidade da água do córrego, que já pode ser percebida pela cor.

Testes realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) indicam que a água do curso d’água apresentou bons níveis de oxigenação, que podem permitir o aparecimento de vida aquática no local. A análise levou em conta o parâmetro da Demanda Bioquímica de Oxigênio que mostra qual é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável presente na água. Este parâmetro é um dos utilizados pela Agência Nacional das Águas e pela Cetesb para determinar o Índice de Qualidade das Águas (IQA).

Essa melhora só foi possível porque, além das obras de canalização e recuperação hidráulica do córrego, foram retirados desta bacia os esgotos lançados “in natura” e que, agora, seguem para tratamento na ETE ABC.

Despoluição de córregos – A qualidade das águas nos rios e córregos do município é uma das preocupações do Semasa, que trabalha para ampliar os índices de tratamento de esgoto além de combater as ligações irregulares de esgoto e de águas pluviais, que também contribuem para a poluição da água.

Outro trabalho da autarquia neste sentido é realizado junto ao córrego Comprido, que por meio do Programa Caça Esgoto, já identificou mais de 300 ligações de esgoto irregulares. As inspeções constataram que a maioria das irregularidades nos imóveis está na falta de ligação de esgoto adequada, cujos lançamentos são feitos diretamente no rio ou na rede de água pluvial, o que é ilegal.

O Caça Esgoto é parte do programa de despoluição do córrego Comprido, e outras ações como limpezas por jato de alta pressão nas redes e a medição da qualidade da água do córrego, antes e depois dos serviços, fazem parte do processo.

População deve ser corresponsável – O poder público é responsável por realizar obras e intervenções que possam garantir a qualidade das águas do município, estado ou País. No entanto, a colaboração da população é indispensável para a manutenção da qualidade e salubridade ambiental das águas.

É papel de todas as pessoas colaborar para que as águas não sejam poluídas, dispensando o lixo em locais adequados e até mesmo fiscalizando e denunciando a prática de descartes irregulares de resíduos. Além disso, é responsabilidade de cada munícipe a realização da correta ligação de esgoto e de águas pluviais em seu imóvel.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...